Notícias

15/12/2014

Nova Friburgo já possui plano de mobilidade urbana

Na manhã de 15 de dezembro de 2014, o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, e o empresário Cláudio Callak, da Friburgo Auto Ônibus Ltda. (FAOL), se encontraram para discutir o Estudo de Reestruturação do Sistema de Transporte Público Urbano de Nova Friburgo, um projeto desenvolvido pelo Centro de Mobilidade Urbana da Federação. “As grandes e médias cidades estão trabalhando para priorizar o transporte público. E parabenizo Nova Friburgo por já pensar nisso e entender que o futuro passa por esse processo”, afirmou Lélis Teixeira.

 

Foto: Arthur Moura / Divulgação

Foto: Arthur Moura

 

De acordo com o prefeito, atualmente são 184 mil habitantes e 110 mil veículos cadastrados na cidade, provocando congestionamentos semelhantes aos das grandes capitais. “Precisamos tomar decisões rapidamente, porque o trânsito está se tornando insuportável, e isto causa transtornos à população, ao comércio e à indústria local”, enfatizou. Além disso, esta é uma oportunidade para se adequar à Lei Federal 12.587/12, que orienta municípios com mais de 20 mil habitantes a elaborarem seus próprios planos de mobilidade.

 

O projeto envolve a implantação de faixas exclusivas no Centro, seguindo os moldes do BRS, e será ampliado ao longo deste ano. Este é o resultado de um convênio assinado entre a Fetranspor, a Prefeitura e a FAOL, uma das empresas do Grupo Real responsável pela iniciativa, que investiu em renovação da frota, reestruturação das linhas e reorganização dos colaboradores para aumentar a qualidade do serviço prestado e se preparar para a mudança. “É um processo de fases e estamos felizes em fazer parte disso. Sem a ajuda da Federação não conseguiríamos chegar ao nosso objetivo”, ressaltou Callak.

 

Além do debate, o evento contou com a apresentação de Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, sobre o funcionamento dos sistemas BRT e BRS implantados no Rio de Janeiro, incluindo uma viagem para conhecer parte da via segregada do BRT TransCarioca e visitar uma das estações.