Notícias

09/03/2016

Nova Iguaçu lança novo Contrato de Concessão

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, lançou nesta terça-feira 8 de março, o novo Contrato de Concessão do Transporte Coletivo por Ônibus de Nova Iguaçu em uma solenidade, que contou com empresários e representantes do poder público de diferentes áreas. “É o primeiro município da Baixada que cumpre esta etapa exigida pelo Ministério Publico há anos. Não foi uma licitação simples. Foi um trabalho árduo por parte de todos os envolvidos para atender o Tribunal de Contas do Estado. Nova Iguaçu passou a ser o espelho e poderá dar embasamento aos demais municípios para fazerem, também, o dever de casa”, afirmou Nelson Bornier, prefeito de Nova Iguaçu.

 

Foto: Arthur Moura

Narciso Gonçalves dos Santos (presidente do TransÔnibus), Richele Cabral (diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor) e Paulo Fraga (diretor Marketing e Comunicação da Fetranspor) | Foto: Arthur Moura

 

O novo sistema estará em vigor no próximo dia 14 e estão previstas diversas ações de comunicação para informar a população. Foram licitadas 83 linhas que podem ser remanejadas a qualquer momento. Sete empresas serão distribuídas em dois lotes e divididas em duas concessionárias, Reserva do Tinguá e Reserva do Vulcão, cuja concessão terá duração de 25 anos. Serão quase 460 veículos com idade média de 5 anos, tecnologia embarcada, câmeras, GPSs, e toda a frota estará integrada ao Centro de Operações, uma central de monitoramento cuja inauguração será em breve.

 

“Esse é um marco histórico para Nova Iguaçu. A partir disso, teremos contratos mais bem definidos e poderemos atuar junto às empresas e planejar a racionalização das linhas para otimizá-las, pensando também em BRSs, BRTs, integrações entre modais e melhorias no trânsito. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, explicou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema.

 

Foto: Arthur Moura

Ramiro Brandao Pudo da Silva (presidente do Consórcio Reserva de Tinguá), Rubens Borborema (secretário municipal de Transporte, Transito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu), Nelson Bornier (prefeito de Nova Iguaçu), Francisco Carlos Félix Teixeira (presidente do Consócio Serra do Vulcão), Jorge Murilo Ferreira (diretor do TransÔnibus) e Paulo Fraga (diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor) | Foto: Arthur Moura

 

Representando a Fetranspor, estiveram presentes Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana, e Paulo Fraga, diretor de Marketing e Comunicação. “Contribuímos com os conceitos de mobilidade e com a organização do sistema. No fim do ano passado, apresentamos alguns projetos,que já foram aceitos pela Prefeitura, e agora, trabalharemos juntos na implantação e no acompanhamento dos próximos processos”, disse Richele.