O projeto Embarque na leitura, criado recentemente pela Universidade Corporativa do Transporte (UCT), já conta com a adesão de nove empresas. Estrela Azul, Mauá, Vera Cruz, Ponte Coberta, Ideal, Miramar, Cidade das Hortênsias, Salineira/Grupo SMS e Cidade do Aço disponibilizam espaços em suas garagens para o compartilhamento de livros entre seus colaboradores, principal objetivo do projeto.

 

O Embarque na Leitura surgiu para tentar mudar o cenário apontado nas últimas pesquisas do Perfil do Motorista, em que 47% dos entrevistados indicaram o hábito de ler como atividade que gostariam de fazer, mas não o fazem. A UCT então realizou uma campanha de doação de livros entre os colaboradores da Fetranspor, RioPar, RioCard e RioCard TI. Cerca de 350 publicações dos mais diversos gêneros foram arrecadadas. Todo material foi enviado para as empresas que assumiram o compromisso de disponibilizar um espaço de leitura para seus rodoviários. Além dos livros, as empresas receberam uma estante de ferro e materiais de divulgação, como cartaz, marcadores de livro e uma peça publicitária para prateleira.

 

Foto: Divulgação / Ideal

Foto: Divulgação / Ideal

 

Mariana Oliveira do Prado, auxiliar de Gestão de Pessoas, da Viação Montes Brancos, do Grupo SMS, conta como foi o despertar no projeto. “Fui envolvida já na primeira vez que vi a estante vermelha, grande e brilhante. Iniciei folheando alguns livros, mas deixava sempre ‘pra depois’, até que o ‘depois’ chegou. Qual melhor atividade para descansar após o almoço do que conhecer um mundo novo através dos livros? A primeira obra escolhida, e já lida, foi ‘Um fio de Esperança’, de Marjolijn Hof, que conta a história de uma menina que se preocupa com a segurança de seu pai, um médico humanitário. Embarque realizado, a dúvida agora é escolher a próxima leitura!”.

 

O instrutor Adail Silveira da Silva, da Auto Viação Salineira, escolheu uma obra que serviu de apoio para orientá-lo a estimular o hábito de ler no filho. “Ao ver os livros disponíveis na estante do projeto Embarque na Leitura, escolhi ‘E agora? Meu filho não gosta de estudar!’, de Tatiana Sessa. O livro tem me ajudado a entender o porque dessas reações e a buscar a melhor saída para poder incentivá-lo a estudar.”

 

Segundo a gerente de Recursos Humanos da Viação Ideal, Ana Lise, “o Embarque na Leitura tem atraído a atenção dos colaboradores de todos os setores da empresa e resultado em muitos elogios, devido ao estímulo à leitura, variedade de títulos e a facilidade de acesso aos livros”.