Notícias

20/08/2019

Novo Portal Fetranspor: mais acessibilidade, navegabilidade e adaptabilidade

Está no ar o novo Portal Fetranspor (www.fetranspor.com.br), desenvolvido pela Área Digital da Federação. Entre as novidades da atual versão do site está o espaço dedicado à Integridade e Conformidade, que traz informações sobre o Programa de Integridade e Conformidade (PIC), como: sua estrutura organizacional, pilares, comunicação, treinamentos, boas práticas, canais de diálogo, entre outros itens. De acordo com a “Mensagem do Presidente” publicada nesta área do Portal, o PIC “faz parte de uma nova estrutura de governança corporativa alinhada às melhores práticas, com o propósito de prevenir, detectar e corrigir atos ilícitos ou em desacordo com a cultura de integridade, conformidade e transparência do Sistema Federação”.

Outra novidade do Portal é que ele está 100% acessível. Isso significa que, além de atender à Lei Brasileira de Inclusão, cumprindo importante papel social, ele permite a ampliação e diversificação do público, garante mais visibilidade em buscadores, melhor performance e interação, entre outras vantagens. A acessibilidade, por exemplo, oferece a opção de alto contraste para facilitar a leitura de pessoas daltônicas, bem como programas ampliadores de tela, que permitem aumentar o tamanho das letras, para uso de pessoas com baixa visão. A acessibilidade total é voltada também para pessoas: idosas, com baixa experiência em computador, com deficiência motora ou mobilidade reduzida, com deficiência auditiva ou surda, cegas, com deficiência intelectual, com problemas de conexão e usuárias de dispositivos móveis. Neste caso, a solução adotada é o site responsivo, ou seja, acessível a partir de smartphones e tablets de qualquer modelo ou tamanho.

As notícias, atualizadas diariamente, ganharam destaque ainda maior na home desta versão do Portal. A opção pela valorização da comunicação e da informação, através de pautas positivas da Federação, de seus sindicatos e empresas associadas, está bastante presente nesse novo momento de transparência e boas práticas. Os sindicatos também estão em destaque na primeira página, logo abaixo das notícias, com acesso mais rápido às suas principais informações e dados para contato. Rolando mais um pouco a página chega-se à seção biblioteca, que dá acesso às publicações da Federação.

Segundo a gerente da Área Digital, Aline Freire, o novo Portal Fetranspor abriga todas as características do que há de mais atual no mundo da Internet, como é o caso da acessibilidade, navegabilidade e adaptabilidade. “Além disso, ele está mais leve, mais clean, mais rápido para ser consumido, com informações mais diretas para o usuário e os menus dispostos de forma a garantir a navegação a partir de qualquer tela”, disse.