Notícias

23/08/2016

NTU apresentará pesquisa inédita sobre transportes em Seminário

Será realizado nesta terça e quarta-feira, em Brasília, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, O Seminário Nacional NTU 2016 – Transporte público como direito social. E agora? O evento reunirá lideranças do setor de transportes, do Congresso Nacional, do governo federal e da sociedade civil em busca dos melhores caminhos para a conquista de um transporte público de qualidade e que faça jus à condição de direito social. Na ocasião, será apresentada uma pesquisa inédita encomendada pela NTU junto a parlamentares, economistas, gestores das três esferas de governo e especialistas, sobre as perspectivas em relação aos rumos deste serviço essencial para o cidadão.

 

 

Pela primeira vez, desde que foi reconhecido como um direito social por Emenda Constitucional, promulgada em setembro do ano passado, o transporte público será alvo de um amplo debate, nesta terça e quarta-feira, em Brasília. O objetivo é passar a limpo questões vitais à melhoria desse sistema, com base em avaliação dos resultados de pesquisa encomendada pela NTU. Os dados do estudo serão apresentados em entrevista coletiva, após o primeiro painel de debates, na terça-feira (23). Estão confirmados na abertura do evento o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

 

 

A NTU entende que, assim como ocorre com outros serviços reconhecidos como direitos sociais, tais como saúde e educação, o transporte público necessita urgente de dotações orçamentárias, garantidas por lei, a fim de que possa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. “A pesquisa mostra que há grande expectativa por avanços no transporte público após a promulgação da Emenda 90/2015. Entendemos que este é o momento de o Governo Federal garantir a dotação orçamentária que atenda às reais necessidades desse serviço”, esclarece Otávio Cunha, presidente da NTU.

 

 

O grande debate sobre o assunto será tema do painel de abertura, “Transporte público como direito social. E agora?”, seguido pelo painel “Prioridade ao ônibus urbano: análises e soluções”, que vai apresentar cases e análises das medidas de prioridade a esse sistema, implementadas nas cidades brasileiras nos últimos cinco anos.

 

 

No encerramento desse primeiro dia de debates, o painel “O Brasil e seu labirinto: do esgotamento estrutural à crise nacional” traz como convidado Carlos Melo, doutor em Ciência Política, professor do Insper e articulista do jornal O Estado de S.Paulo, para abordar os aspectos estruturais da crise no país, os desafios do presente e as perspectivas de futuro.

 

 

Sistemas Inteligentes

 

 

No último dia do Seminário (24/8), Especialistas, operadores e representantes da indústria vão apresentar e discutir as importantes questões tecnológicas para a operação dos sistemas de transportes. Executivos e gestores das empresas e entidades de transporte público reúnem-se para promover a troca de experiências e debater soluções nas diversas áreas de atuação do setor.

 

 

Temas como Controle de fraudes: uso da biometria; Tecnologia em prol do transporte público; Gestão de frotas: CAN (Controller Area Network) e telemetria serão foco das apresentações que encerram o evento.