A NTU realizou, no dia 23 de agosto, a cerimônia de entrega do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2016, que reuniu, em Brasília, personalidades que prestaram expressivas contribuições àárea. A entrega da comenda, criada pela NTU há 20 anos, faz parte da programação do Seminário Nacional da entidade, realizado nos dias 23 e 24 de agosto.

 

A solenidade foi aberta pelo presidente executivo da NTU, Otávio Cunha, que frisou a importância do trabalho de personalidades que contribuem para a manutenção e avanço dessa atividade no País e chamou a atenção para a vitória alcançada pelo setor, desde que o transporte público foi reconhecido como direito social, com a promulgação da Emenda Constitucional (EC 90/2015), proposta pela deputada Luiza Erundina.

 

Foto: Tony Oliveira

Foto: Tony Oliveira


 

Na categoria In Memoriam, foram homenageados os empresários: José Sérgio Pavani (Tupi Transportes), falecido em outubro de 2014; Miguel Moreira Braga (TCA) Transportes Coletivos de Anápolis, falecido em 2005; e Nelson de Freitas (Viação Teresópolis), falecido em agosto do ano passado.

 

A categoria Especial destacou a contribuição de três personalidades ao setor de transportes urbanos: o atual secretário de Transportes e Trânsito da Prefeitura Municipal de Olinda (PE), Oswaldo Cavalcanti da Costa Lima Neto; o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), e o deputado Washington Reis de Oliveira (PSDB-RJ), titular da Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados.

 

Na categoria Empresários, foram homenageados: Antônio Ferreira de Azevedo (Sindiônibus), de Fortaleza; Joel Maurício Paschoalin, de Minas Gerais, proprietário das empresas que compõem oGrupo Paschoalin e o empresário pernambucano José Faustino dos Santos Filho.