Notícias

13/11/2017

NTU lança livro sobre 30 anos de transporte público no Brasil

A NTU, que está completando este ano seu trigésimo aniversário, lançou, no dia 8 de novembro, em Brasília, o livro “NTU 30 anos”. A publicação registra as mudanças ocorridas no período e o desenvolvimento do setor de transporte por ônibus no Brasil.

 

Fotos: NTU/Divulgação

Fotos: NTU/Divulgação

 

Em suas páginas estão descritas as principais pautas defendidas pela NTU e as histórias vividas ao longo das últimas três décadas. Entre elas destacam-se: a criação do vale-transporte; os investimentos em Sistemas Inteligentes de Transporte, com a bilhetagem eletrônica; as discussões sobre acessibilidade nos veículos e nas vias; os projetos de priorização do ônibus, e as possibilidades de tecnologia veicular. A obra mostra o trabalho institucional da NTU, as batalhas e conquistas passadas, e como cada um desses assuntos está vivo e em transformação ainda hoje.

 

De acordo com Otávio Cunha, presidente executivo da NTU, o conteúdo do livro extrapola o de uma publicação meramente institucional. “A história da NTU é a história do transporte público urbano por ônibus no Brasil. E continuamos participando todos os dias desse enredo de desafios e vitórias para o setor e para os usuários desse serviço”, afirmou.

 

Fotos: NTU/Divulgação

Fotos: NTU/Divulgação

 

Para o presidente do Conselho Diretor da NTU, Eurico Galhardi, a publicação tem por objetivo servir como instrumento de pesquisa sobre a evolução do transporte urbano no Brasil. “Trinta anos não são 30 dias, nem 30 horas. Temos aqui uma vida contada. Tivemos produtos semelhantes nos 10 e nos 20 anos da instituição. Porém, essa publicação se diferencia das demais por não estar focada apenas na descrição de fatos históricos que marcaram o setor, mas em uma narrativa dos eventos e realizações desses últimos 30 anos”, disse.

 

Francisco José Gavinho Geraldo, conselheiro da Fetranspor e presidente do Setransol, representou a Federação no evento.