Notícias

10/04/2015

O futuro das cidades em debate

O jornal El País Brasil promoveu, no dia 9 de abril, o Seminário “Cidades Inteligentes – Mobilidade e Sustentabilidade” – no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR). O encontro, que contou com apoio da Fetranspor, reuniu especialistas em engenharia de trânsito, inovação, sustentabilidade, além de autoridades como Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, e Delmo Pinho, subsecretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro.

 

Os painéis apresentaram debates sobre financiamento coletivo com as parcerias público-privadas, sendo mecanismo indutor de transformação das cidades, assim como o uso de tecnologias capazes de promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Um destaque foi a palestra de Ana Carla Reis, sócia da Garimpo de Soluções – Economia, Cultura e Desenvolvimento e autora do livro “Cidades Criativas”, que mostrou iniciativas de diversas capitais do mundo no campo da inovação.

 

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

 

No que diz respeito ao tema mobilidade urbana, Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle de Operações da Fetranspor, integrou juntamente com Fred Arruda, diretor do Centro de Pesquisa da EMC, o painel “Gestão de Informação e Processos de Mobilidade”. Na oportunidade, Guilherme apresentou o aplicativo “Vá de Ônibus” e todas as suas funcionalidades assim como as parcerias estabelecidas pela Federação com importantes instituições de tecnologia da informação para melhoria contínua do aplicativo.

 

Encerrando o tema mobilidade, Delmo Pinho, subsecretario de Estado de Transportes, apresentou os projetos do governo do Estado do Rio de Janeiro para implantação entre 2015 e 2018, com foco nas áreas de passageiros com investimentos nos quatro modais de transporte, assim como para o campo de logística com a construção de novas ferrovias e a concessão de estradas para a iniciativa privada.