Notícias

19/06/2021

Ônibus voador está sendo desenvolvido nos EUA

A startup Kelekona, com sede em Nova York (EUA), anunciou que está desenvolvendo um ônibus elétrico voador, inspirado em drones, com capacidade para 40 passageiros ou até 4,5 toneladas em carga.

A proposta é que ele possa operar rotas de ponte aérea, mas com preços de passagens bem parecidos com os de trens de alta velocidade, que custam cerca de US$ 80. O primeiro trajeto programado para a operação do ônibus voador vai da cidade de Nova York até Hamptons, um bairro de luxo a 150 quilômetros de NY. Também estão previstas, para a primeira fase do projeto, as rotas Los Angeles – São Francisco e Londres – Paris.

O ônibus voador será equipado com oito grandes rotores e uma fuselagem feita em alumínio e material composto criado com uma impressora 3D. Os pousos e decolagens serão verticais. De acordo com a empresa, ele será como eVTOL, mesma tecnologia utilizada pelos carros voadores da Embraer e Volocopter.

Se regulamentado, o ônibus voador poderá operar já em 2024. Mas, os planos são de iniciar os trabalhos apenas com cargas.

Assista abaixo à apresentação do protótipo, disponível no Youtube da Kalekona: