Notícias

02/03/2016

Palestra debate a qualidade de vida do motorista

Convidada pela Universidade Corporativa do Transporte (UCT), a psicóloga e doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Vanessa Gil, ministrou, no dia 2 de março, a palestra “Como guiar o motorista de ônibus rumo à qualidade de vida”. Vanessa Gil, que atuou no setor de transporte por ônibus, na área de Recursos Humanos da Auto Ônibus Fagundes, foi a vencedora da categoria Educação e Cultura, do Prêmio Mobilidade Urbana 2015, com o estudo descritivo “O Mundo da Vida de Motoristas de Ônibus”, baseado em pesquisa realizada com esses profissionais.

 

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

 

Na palestra, a psicóloga abordou questões identificadas na pesquisa. Segundo Vanessa, são aspectos que impactam na jornada de trabalho desses profissionais, como: o comportamento dos passageiros, os congestionamentos, a falta de estrutura adequada no espaço urbano, principalmente nos pontos de parada, as melhorias na manutenção dos veículos e nas condições de trabalho e o respeito entre as diversas partes das empresas. “Dar atenção, conversar, orientar e atender as necessidades dos motoristas são atitudes que devem ser valorizadas pelas lideranças empresariais”, resumiu a palestrante.

 

Ao final da apresentação, os gerentes de Operação e de RH da Viação Mauá, Flávio Giantomaso e Carla Mendes, fizeram um breve debate sobre o tema.