Notícias

31/01/2020

Pesquisa: Maioria dos usuários de transporte por aplicativo veio do ônibus, metrô e trem

De acordo com levantamento realizado pela NTU, os aplicativos estão atraindo mais as pessoas que usavam regularmente apenas o transporte público do que quem utilizava mais os carros próprios. Os principais motivos da mudança são: rapidez, preço, conforto, e praticidade.

O levantamento mostra que entre os passageiros que utilizam os aplicativos todos os dias 61% andavam apenas de ônibus, metrô e trem. Entre os que usam aplicativos semanalmente, o índice dos que vieram do transporte público chega a 65%, e mensalmente, cai para 55%. Apenas 19% dos usuários de aplicativos andavam diariamente de transporte individual motorizado, 16% utilizavam carros particulares semanalmente e 19% mensalmente. O trabalho é o principal motivo dos passageiros que utilizam o serviço todo dia. Os usuários esporádicos ou semanais utilizam o serviço, principalmente, para lazer.

Segundo o levantamento, há um grupo de pessoas que não querem usar aplicativos porque preferem o transporte público (20%), porque têm dificuldade de acesso, principalmente pela internet (16%) ou porque usam carro próprio (24%).

As entrevistas foram realizadas de forma eletrônica, por questionários em redes sociais, entre outubro e novembro passados, com foco nas principais capitais brasileiras. Dos 1.410 questionários respondidos 209 são da cidade do Rio de Janeiro (RJ).