Notícias

10/02/2022

Podcast Rio Ônibus entrevista gerente de Controles Internos da Fetranspor

Compliance foi o tema do Podcast Rio Ônibus, que foi ar dia 8 de fevereiro e está disponível no Spotify. O programa entrevistou a gerente de Controles Internos da Fetranspor, Valeska Ferreira Barros, que explicou o que significa o termo Compliance e como funciona o Programa de Integridade e Conformidade implantado pela entidade. “Estar em compliance é você adequar todos os seus processos de negócios aos regulamentos, leis, códigos, políticas, estatutos, tudo que regulamenta seu negócio, tanto no âmbito interno quanto no âmbito externo”, afirmou.

A gerente falou também sobre as legislações anticorrupção no âmbito federal, estadual e municipal, bem como internacional. Segundo Valeska, essas leis “visam regulamentar qualquer ato de corrupção envolvendo a administração pública, seja no Brasil ou no exterior. E determinam um conjunto de itens que precisa ser implementado para que você tenha um programa de compliance efetivo”.

Valeska alertou para o fato de que “muitas empresas têm a tendência de criar seu programa de integridade focadas em riscos de corrupção, fraude, lavagem de dinheiro, e esquecem de olhar seus processos internos sob a ótica global, de um risco mais abrangente”. Na Fetranspor, optou-se pelo sentido mais amplo da palavra compliance, de acordo com a gerente. “Ou seja: adequar a lei e os regulamentos, de modo a gerenciar o conjunto de riscos, seja trabalhista, de corrupção, financeiro, ambiental, cibernético. Então, a gente resolveu adotar um programa de conformidade e integridade no âmbito mais abrangente possível”, disse.

Para ouvir o episódio 29 do Podcast Rio Ônibus, acesse o link abaixo: