Notícias

23/07/2021

Prefeitos pedem auxílio financeiro para custeio da gratuidade de idosos no transporte

Representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se reuniram, no dia 20 de julho, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para pedir auxílio de R$ 5 bilhões do Governo Federal ao transporte público coletivo (ônibus, BRTs, VLTs, trens e metrô), visando o custeio da gratuidade de idosos, considerada política social e não de transportes.

Segundo a FNP “equipes técnicas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Ministério da Economia, com apoio da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e de Finanças, acordaram em construir um pacote de propostas de alternativas legislativas que deem conta do financiamento do transporte coletivo urbano”.

A Frente informou que o ministro se comprometeu a escalar um técnico da pasta para acolher as demandas municipais e pensar junto com a FNP em um caminho para o repasse dos recursos aos municípios, que deve ocorrer a partir de iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O assunto, inclusive, já foi levado pela FNP a outras autoridades, entre elas o próprio ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no dia 7 de julho, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Já no dia 18 de junho de 2021, em sessão da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, representantes de prefeituras, empresários do setor de transportes coletivos e especialistas em mobilidade urbana cobraram da gestão do presidente Jair Bolsonaro um auxílio de R$ 5 bilhões para socorrer os sistemas de transportes de todo o País.

Foto: Edu Andrade (Ascom – Ministério da Economia)