Redes sociais
©Copyright Fetranspor 2019 | Todos os direitos reservados.
Prefeitos pedem auxílio financeiro para custeio da gratuidade de idosos no transporte
Representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se reuniram, no dia 20 de julho, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para pedir auxílio de R$ 5 bilhões do Governo Federal ao transporte público coletivo (ônibus, BRTs, VLTs, trens e metrô), visando o custeio da gratuidade de idosos, considerada política social e não de transportes.
Segundo a FNP “equipes técnicas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Ministério da Economia, com apoio da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e de Finanças, acordaram em construir um pacote de propostas de alternativas legislativas que deem conta do financiamento do transporte coletivo urbano”.
A Frente informou que o ministro se comprometeu a escalar um técnico da pasta para acolher as demandas municipais e pensar junto com a FNP em um caminho para o repasse dos recursos aos municípios, que deve ocorrer a partir de iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O assunto, inclusive, já foi levado pela FNP a outras autoridades, entre elas o próprio ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no dia 7 de julho, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Já no dia 18 de junho de 2021, em sessão da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, representantes de prefeituras, empresários do setor de transportes coletivos e especialistas em mobilidade urbana cobraram da gestão do presidente Jair Bolsonaro um auxílio de R$ 5 bilhões para socorrer os sistemas de transportes de todo o País.

Foto: Edu Andrade (Ascom – Ministério da Economia)