Notícias

23/02/2016

Programa Criança Viva completa 20 anos

O Programa Criança Viva, promovido pelo TransÔnibus (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu), completa, em março, 20 anos de atividades, e planeja um dia especial, com várias atrações.

 

Criado com o objetivo de fazer da criança um cidadão consciente a partir de ensinamentos sobre trânsito, meio ambiente, defesa civil, primeiros socorros, saúde, higiene e civismo, entre outros conceitos, o Programa conta com uma minicidade de trânsito, a Transitópolis, que funciona dentro do 20º Batalhão de Polícia Militar, em Mesquita – RJ, numa área de 1.620 metros quadrados.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Em Transitópolis acontecem as aulas práticas para estudantes de escolas públicas dos municípios que integram a área de atuação do TransÔnibus, bem como para filhos de funcionários de empresas de ônibus da base sindical e crianças de orfanatos e demais instituições voltadas para o bem-estar e a educação infantil. A minicidade conta com escola, hospital, lanchonete, praça, área de preservação ambiental, prefeitura, pavilhão com arquibancada para 100 pessoas, ponto de ônibus, sinalizações horizontal e vertical, via férrea, entre outros elementos que compõem o universo de uma cidade de verdade. Lá, os alunos podem vivenciar situações de trânsito e cidadania.

 

Na comemoração dos 20 anos do Programa, o TransÔnibus planeja uma festa, na minicidade de Transitópolis, voltada para a criançada, com a presença de palhaço e distribuição de cartilha com história em quadrinhos e passatempo , tudoilustrado com os personagens Gazetinha e Sereninho, mascotes do Criança Viva, além de lanche e carrocinha de pipoca.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Até o final do ano passado, o Criança Viva levou seus ensinamentos para 127 mil estudantes. Em 1997, menos de um ano após ser criado, o Programa conquistou o 10º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Escola. O Prêmio foi um reconhecimento à proposta e ao alcance do programa.