Notícias

25/08/2015

QualiÔnibus: Pesquisa de satisfação em aprimoramento

Identificar a percepção que os clientes têm sobre o transporte coletivo pode ser o primeiro passo para a qualificação real do sistema. A Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, desenvolvida pelo WRI Brasil | Embarq Brasil com apoio financeiro da FedEx Corporation, avalia a satisfação dos usuários de sistemas de transporte por ônibus de forma detalhada e quantitativa. Na última semana (11 a 14 de agosto), a equipe do Programa FedEx Fellowship, formada por especialistas globais do WRI Ross Center for Sustainable Cities, reuniu-se no Rio de Janeiro para aprimorar a ferramenta e debater sobre as aplicações realizadas no México e, futuramente, na Índia.

 

A partir da Pesquisa de Satisfação, o grupo iniciou o trabalho de definição de indicadores de qualidade. Juntamente com a pesquisa, os indicadores servirão de apoio às cidades e serão usados para a consolidação de um grupo de benchmarking voltado à melhoria da qualidade dos sistemas de transporte por ônibus.

 

A equipe de trabalho foi formada por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da Embarq Brasil; Cristina Albuquerque, coordenadora de Projetos de Transporte da Embarq Brasil; Mariana Barcelos, engenheira de Transportes da Embarq Brasil; Gisele Ribeiro, gerente de qualidade da Fetranspor; Alexandre Castro, gerente de infraestrutura do Consórcio BRT; Juan Miguel Velásquez, pesquisador, Larissa Fernandes, gerente de Parcerias Globais do WRI Ross Center for Sustainable Cities; e Saúl Alveano, gerente de Segurança Viária do CTS Embarq México.

 

Foto: Divulgação BRT

Foto: Divulgação BRT

 

O grupo foi recebido no Centro de Controle Operacional do BRT, localizado no Terminal Alvorada, por Suzy Balloussier, diretora de relações institucionais do Consórcio BRT e Affonso Nunes, coordenador de comunicação do Consórcio BRT. Ao longo da semana, os participantes também participaram da visita técnica à garagem do Grupo Redentor, onde tiveram a oportunidade de obter informações a respeito dos indicadores de produtividade e observar os procedimentos de manutenção da empresa.

 

“Momentos como este, de troca entre especialistas que aplicaram a Pesquisa em diferentes países e realidades, permite-nos identificar os pontos técnicos que influenciam a percepção do usuário. Assim, podemos chegar a denominadores comuns e relevantes de avaliação”, afirma Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da Embarq Brasil.

 

O encerramento do evento, no CCO do BRT, contou com a participação dos empresários Jorge Dias e Jacob Filho. A próxima etapa do trabalho será a descrição das metodologias dos indicadores, tarefa que foi dividida entre o grupo de trabalho do Programa FedEx Fellowship.

 

Saiba mais

 

A aplicação da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus gera dados quantitativos para respaldar a tomada de decisão em relação ao sistema de transporte coletivo por ônibus. As informações servem de base para intervir nos pontos mais críticos do sistema na percepção dos clientes, iniciando um processo de gestão e melhoria baseado no ponto de vista de quem usa o sistema. As cidades de Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Joinville (SC) já realizaram a aplicação da pesquisa no Brasil.