Notícias

14/05/2019

Real Rio firma parceria com projeto ecológico da UFRRJ

A Real Rio está apoiando o Projeto Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier, que oferece atividades de educação ambiental em trilha, para alunos das escolas municipais de Seropédica. A empresa firmou parceria para fazer o traslado dos estudantes no trajeto da escola para a Floresta Nacional Mário Xavier. No ano passado, a iniciativa teve dificuldade no atendimento às escolas devido à falta de transporte. “É muito gratificante poder ajudar projetos como este”, afirma Igor Mariano, líder administrativo da Real Rio.

 

Foto: Divulgação / Real Rio

Foto: Divulgação / Real Rio

 

O Projeto, realizado pelos alunos de geografia, biologia e engenharia florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e coordenado pela professora do departamento de Geografia, Karine Bueno Vargas, iniciou no ano passado, em comemoração ao aniversário de 32 anos da Flona, em outubro. Visa integrar a UFRRJ e a Floresta na pesquisa, ensino e extensão e aproximar sociedade e natureza. O objetivo é incentivar o uso da Floresta Nacional de maneira sustentável e consciente, reconhecendo-a como Unidade de Conservação de destaque, bem como difundir conhecimento ambiental.

 

Segundo a coordenadora Karine Vargas, a colaboração da Real Rio, iniciada já no primeiro passeio de 2019, com o transporte dos estudantes da Escola Municipal Valtair Gabi, dia 26 de março, facilitará bastante a realização do Projeto. “É uma atividade diferenciada para os alunos e para as escolas municipais, as quais dificilmente conseguem fazer visitas técnicas e trabalhos de campo pela falta de transporte. A parceria com a Real Rio facilita muito”, comemora.

 

Foto: Divulgação / Real Rio

Foto: Divulgação / Real Rio

 

A Flona Mário Xavier fica no km 51 da BR 465 e seu horário de funcionamento é das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. A Unidade de Conservação conta com 14 pontos de interesse ambiental e é um ótimo local para a prática de atividades físicas e observação da natureza.