Notícias

08/04/2015

Reuso da água nas empresas de ônibus é tema de palestra na UCT

Com o objetivo de estimular a economia de água nas empresas de ônibus do Rio de Janeiro, a Universidade Corporativa do Transporte (UCT) promoveu o Ciclo de Palestras “Reuso de água: iniciativa ambiental no setor de transportes”, realizado na sede da instituição na manhã de 8 de abril de 2015, e ministrado por Guilherme Wilson da Conceição, gerente de Planejamento e Controle da Fetranspor, e por Walter Pinho, sócio-diretor da CMBio.

 

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

 

Aos ouvintes, representantes de empresas de transportes do Rio, os palestrantes apresentaram as inúmeras vantagens do processo de reuso de água na lavagem de veículos, que, além de ambientalmente sustentável, é vantajoso para os negócios. As estimativas são de que o sistema propicia uma redução de 70 a 90% na conta de água; 50% na conta de esgoto e 50% no uso de produtos de lavagem. A economia de água é acompanhada por uma redução significativa de custos, o que vem atraindo empresários do setor.

 

A necessidade de adesão de todas as empresas ao sistema foi ressaltada por Guilherme e Walter, que ilustraram, por meio de slides e vídeos, as etapas técnicas envolvidas no processo simples e contínuo de reuso de água – que já é adotado por quase 70% da frota de ônibus do Rio.