Notícias

04/09/2018

Rio de Janeiro começa a operar 150 novos ônibus

A prefeitura do Rio e o Rio Ônibus apresentaram, no dia 30 de agosto, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, os primeiros 150 novos ônibus da frota da cidade, que entraram em circulação nas Zonas Norte e Oeste.

 

Foto: Divulgação / Rio Ônibus

Foto: Divulgação / Rio Ônibus

 

A novidade está no layout dos veículos, que voltaram a ter as cores das empresas que operam as linhas, como acontecia antes da adoção da cor cinza para toda a frota. A mudança se deve a pedidos da população, visando facilitar a identificação das linhas e será feita em toda a frota, de forma gradativa.

 

Os ônibus são equipados com wi-fi gratuito, ponto de USB em cada acento para carregar celular, câmera para que o motorista consiga ver os passageiros desembarcando e, assim, evitar acidentes, ar-condicionado, GPS, que permitirá à prefeitura municiar, com dados, aplicativo que informará os horários de chegada dos veículos nos pontos e tempo de viagem.

 

Foto: Divulgação / Rio Ônibus

Foto: Divulgação / Rio Ônibus

 

A aquisição dos novos veículos faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura e o Rio Ônibus, em junho passado, que prevê a renovação e climatização total da frota até 2020 e estabelece uma série de medidas, que envolvem diferentes secretarias e órgãos municipais, no sentido de proporcionar uma nova realidade para o transporte por ônibus na cidade. “É um grande avanço que estamos tendo, e não podemos esquecer que a tarifa no Rio de Janeiro é a mais barata entre as capitais do Brasil”, destacou o prefeito Marcelo Crivella durante o evento de apresentação dos 150 ônibus.

 

Crivella destacou a relação de transparência que tem sido firmada entre a Prefeitura e as empresas de transporte coletivo: “há um novo formato para a relação entre a Prefeitura do Rio e os empresários do setor. Trabalhamos com transparência, ficamos quase um ano negociando as melhorias que estamos apresentando hoje. A relação se dá de outra forma. Por isso, conseguimos avançar, trazer melhorias para a população, que merecia essa renovação da frota, e mesmo assim mantivemos a tarifa do ônibus na cidade como a mais barata entre as capitais brasileiras”.

 

Foto: Divulgação / Rio Ônibus

Foto: Divulgação / Rio Ônibus