Notícias

04/09/2021

Rio de Janeiro ocupa a sétima posição no ranking Geral do Connected Smart Cities

A cidade do Rio de Janeiro conquistou a sétima posição no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021 e a primeira posição no eixo Tecnologia e Inovação. Entre as cidades da região Sudeste, o Rio aparece em quarto lugar. A primeira posição geral no Ranking ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR). Na quarta posição está Brasília (DF), e, em quinto, Vitória (ES). Em sexto lugar, ficou São Caetano do Sul (SP). Na oitava posição, está Campinas (SP), seguida por Niterói (RJ) e Salvador (BA).

O ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores (cinco a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades. O resultado é apresentado em 4 frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

O Rio de Janeiro venceu na categoria Tecnologia e Inovação, além de ficar na sétima colocação geral do Ranking Connected Smart Cities. A expansão do Centro de Operações Rio contribuiu para a posição da capital carioca no ranking.

O estudo é elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, e foi apresentado durante a cerimônia de abertura do 7º Connected Smart Cities e Mobility, realizado entre 1º e 3 de setembro.