Notícias

04/04/2019

Rio de Janeiro recebe quarta turma do curso de Especialização em Gestão de Negócios

O curso “Especialização em Gestão de Negócios”, voltado para o público do setor de transporte, inaugurou sua quarta turma do Rio de Janeiro (RJ), no dia 1º de abril, com 43 alunos, sendo 11 representantes de empresas de transportes por ônibus, um do TransÔnibus (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu), um da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, além de representantes dos setores: de carga, de aviação, marítimo, de logística, ferroviário, metroviário e do VLT.

 

O curso é uma pós-graduação lato sensu, realizada pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL), em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e ministrada pela Fundação Dom Cabral. Seu objetivo é capacitar gestores e executivos de empresas de transporte e logística, de todo o País, associadas ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte), nas mais avançadas técnicas de gestão de negócios.

 

Foto: Richele Cabral

Foto: Richele Cabral

 

Nos últimos quatro anos, a especialização já capacitou 1.600 gestores no Brasil. Atualmente, além da turma do Rio, há outras 13 em andamento (duas em São Paulo, três em Belo Horizonte, e uma em: Brasília, Vitória, Fortaleza, Campo Grande, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Manaus). Recife inaugura uma em maio e Fortaleza e São Paulo também terão novas turmas iniciando em outubro e novembro, respectivamente, e cujas inscrições estão abertas pelo site www.itl.org.br e vão até o dia 8 de setembro (Fortaleza) e 6 de outubro (São Paulo).

 

O curso tem duração aproximada de 14 meses, é regulamentado pelo Ministério da Educação e faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo Sest Senat, e cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas. Para participar, o candidato passa por processo seletivo, que conta com entrevista e avaliação de documentos e currículo.

 

A especialização é gratuita e tem carga horária de 370 horas, sendo 80% presencial e 20% por ensino a distância. O conteúdo programático se divide em quatro módulos (dimensões do indivíduo nas organizações, visão sistêmica, instrumentos da gestão de negócios e projeto aplicativo, que é o trabalho de conclusão avaliado por uma bancada de professores), com 24 disciplinas no total, trabalhadas durante oito encontros presenciais. Mais informações pelo e-mail inteligencia@itl.org.br ou pelo telefone (61) 2196-5820.