Notícias

28/09/2017

Rio terá aplicativo para ajudar deficientes a se locomoverem melhor

Foi apresentado dia 25 de setembro, no Palácio da Cidade, o novo aplicativo de celular para ajudar as pessoas com necessidades especiais a se locomoverem da melhor forma possível pela cidade do Rio de Janeiro. A ideia partiu do programa “Smart Cities For All”, que em português significa Cidades Inteligentes para Todos. O programa colabora com planejamentos urbanos mais inclusivos em diversas cidades do mundo.

 

O aplicativo está sendo desenvolvido por duas empresas sem fins lucrativos e deve estar pronto até o próximo ano. Presente à cerimônia de apresentação do projeto, o subsecretário municipal da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira, falou sobre a importância de se colocar as informações ao alcance de todos. De acordo com o subsecretário, em qualquer cidade a maior barreira para os portadores de necessidades especiais ainda é a acessibilidade aos transportes, apesar do Rio já ter evoluído neste quesito. “Com o VLT e com o BRT, os deficientes já podem se locomover mais. Esperamos que os outros meios de transporte de massa também se adequem”, afirmou Nogueira.

 

Só no Brasil, mais de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, sendo 7% de deficiências motoras. No Rio, cerca de um milhão de pessoas têm alguma necessidade especial.