Notícias

08/10/2019

Riocard Mais: Expresso modelo antigo deixa de ser aceito no MetrôRio

Esta terça-feira, 8 de outubro, será o último dia para utilização dos cartões antigos RioCard do tipo Expresso nas estações do metrô. Atendimento para quem ainda não efetuou a troca pelo novo Riocard Mais será realizado em todas as estações

O próximo meio de transporte que terá os seus validadores atualizados para a implementação da nova tecnologia do cartão Riocard Mais será o metrô do Rio de Janeiro. Na reta final da troca gratuita dos antigos cartões do tipo Expresso, que teve início em 13 de maio, os antigos modelos deixarão de ser aceitos na quarta-feira, dia 9 de outubro, nas estações do metrô das linhas 1 (Uruguai-General Osório), 2 (Pavuna-Botafogo) e 4 (General Osório-Jardim Oceânico). A medida é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica – o cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Para quem ainda não trocou o cartão antigo pelo novo Riocard Mais, o atendimento será reforçado em todas as estações de metrô esta semana com mais de 100 equipes, que estarão disponíveis das 5h às 19h, de segunda a sexta-feira; e de 7h às 13h no fim de semana. Sábado, as equipes atuarão de 7h às 19h na estação São Cristóvão. O mapa completo com todos os pontos de atendimento está disponível no site mapa.riocardmais.com.br. Vale lembrar que a troca é gratuita e simples: não é preciso levar documentos e basta apresentar o cartão do tipo Expresso. Cada cliente pode efetuar a troca de até cinco cartões. Veja se o cartão é do modelo Expresso no site www.riocardmais.com.br.

“Agora chegou a vez de atualizar os validadores das estações do MetrôRio, depois de uma experiência bem-sucedida nas barcas e nos trens, conforme o planejamento previsto. Como aconteceu nas fases anteriores, teremos uma rede de atendimento ampliada, e estaremos em todas as 41 estações do metrô. Precisamos do apoio dos clientes que ainda não substituíram o cartão antigo: façam a troca gratuita do cartão dentro do prazo previsto”, destaca a gerente de Marketing e Produto da Riocard Mais, Melissa Sartori.


Mais vantagens

Ao migrar para o Riocard Mais, o passageiro mantém o crédito do antigo cartão e os benefícios tarifários atrelados a ele, como o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), além de ser inserido em um clube de vantagens, que concede descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras (drogarias e universidades, por exemplo). Outra novidade é o aplicativo Riocard Mais, no qual é possível fazer a gestão de todas as transações feitas com o cartão, por meio da consulta de saldo e extrato, bem como realizar a recarga de créditos e buscar a localização de pontos de atendimento e de venda mais próximos. Já está disponível também o assistente virtual Tomais, desenvolvido com base na inteligência artificial para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônicos da Riocard Mais.


Atualização em outros meios de transporte:

Assim como foi feito com as barcas, com os trens e agora com o metrô, será necessário atualizar também os validadores de outros sistemas de transporte que aceitam o Riocard Mais. Confira o cronograma abaixo.

BRT
15/10 (último dia de aceitação dos antigos cartões Expresso)
16/10 (aceitação somente dos novos cartões Riocard Mais Expresso)

Ônibus, vans legalizadas e VLT
22/10 (último dia de aceitação dos antigos cartões Expresso)
23/10 (aceitação somente dos novos cartões Riocard Mais Expresso)

Troca até o dia 31 de outubro

Os clientes não devem deixar para última hora a substituição do cartão antigo Expresso pelo novo Riocard Mais, aproveitando a estrutura montada nos meios de transporte: metrô, BRT e VLT. O processo de troca dos cartões teve início em 13 de maio e continuará até o dia 31 de outubro em mais de 70 pontos da Região Metropolitana, com mais de 200 equipes de atendimento. Terminado este período, será preciso se dirigir a uma das lojas Riocard Mais. O mapa completo dos pontos de troca pode ser consultado por meio do site mapa.riocardmais.com.br. As equipes atuam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Como funciona

Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo do tipo Expresso em um dos postos de troca exclusivos. No ato, todas as informações, como saldo, recargas, benefícios tarifários, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação.

Novos cartões

Os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) já estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo. Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocardmais.com.br; e o Empresarial somente na loja online).

Todas as informações estão no site www.riocardmais.com.br.