Notícias

19/10/2018

RioCard realiza evento sobre bilhetagem eletrônica

Foi realizado, no dia 17 de outubro, na Universidade Corporativa do Transporte – UCT – o Fórum de Bilhetagem Eletrônica da RioCard. O evento teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema entre eletricistas, técnicos de manutenção e colaboradores dos setores financeiro e administrativo das empresas de ônibus.

 

Leandro Lerback, gerente de Suporte e Homologação da RioCard TI, fez a abertura do Fórum, ressaltando que aquela era uma oportunidade para os colaboradores que trabalham com bilhetagem eletrônica trocarem experiências. Também da RioCard, os analistas de suporte Robertson de Azevedo e Elison Pessoa abordaram, respectivamente, algumas boas práticas sobre temas como sistema operacional, banco de dados e backup; e o atendimento prestado pela RioCard às empresas, no que se refere a tecnologia embarcada e COC. Na segunda parte do encontro, os participantes se dividiram em duas áreas de interesse: Tecnologia Embarcada e Ressarcimento.

 

A turma de Tecnologia Embarcada teve 50 participantes e contou com os palestrantes Carlos Bezerra e Joelton Barbosa, ambos do Grupo Redentor. Carlos apresentou cases de sucesso na comunicação dos validadores dentro da garagem da empresa, e Joelton deu dicas de instalação, operação e manutenção das câmeras antifraude.

 

A turma de Ressarcimento contou com a presença de 24 pessoas e teve Claudio Motta, da empresa Rio Ita, e Daniel Scorcelli, da Viação Expresso Brasileiro, como palestrantes. Claudio apresentou o funcionamento completo do processo de bilhetagem eletrônica da Rio Ita e algumas boas práticas da empresa. Daniel falou sobre a conferência dos valores descarregados dos validadores no servidor e sobre um software, criado por ele, para auxiliar no controle da comunicação das câmeras de biometria facial com o sistema. Por fim, a equipe de Ressarcimento da Federação se apresentou e esclareceu dúvidas sobre procedimentos da área.

 

O Fórum de Bilhetagem Eletrônica foi uma realização da RioCard TI e contou com o apoio logístico e a orientação didática da UCT. Além disso, a equipe da Universidade Corporativa interagiu com a empresa Prodata, que forneceu brindes diversos e kits de ferramentas para a utilização no trabalho, para serem sorteados entre os participantes.