Notícias

15/07/2015

Rodoviária A. Matias recebe visita de seus clientes

O ônibus do programa Empresa de Portas Abertas desembarcou no dia 15 de julho, na garagem da Viação da Zona Norte e com ele aproximadamente 20 clientes interessados em conhecer as atividades desenvolvida pela empresa. A Rodoviária A. Matias atende a região do Grande Méier, ligando até o Centro do Rio e até bairros da Zona Sul, e possui hoje mais de 140 ônibus sendo a sua maioria já equipada com ar condicionado e pretende chegar a 2016 com 100% da frota climatizada.

 

No encontro, os visitantes foram recebidos pela equipe de Recursos Humanos da empresa, liderada pela psicóloga Claudia Crespo, que fez uma apresentação institucional. Na sequência, os visitantes levantaram aspectos operacionais e de manutenção dos veículos.

 

Também participaram da conversa com os visitantes, o gerente de Tráfego, Abdiel Rocha, e o chefe da manutenção, Valmir Ferreira, que explicaram aos clientes o funcionamento de toda a frota, do momento em que o ônibus sai da garagem até o seu retorno, elucidando também dúvidas quanto às responsabilidades tanto da empresa quanto do poder público.

 

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

 

Para o universitário Paulo Roberto Matos, a visita foi considerada positiva justamente por mostrar tudo o que o passageiro não imagina que está por trás de uma das milhares de viagens de ônibus que acontecem todos os dias. “Foi muito esclarecedor. Existem muitas pessoas envolvidas. Pra mim, o serviço era somente colocar o ônibus na rua e esperá-lo na volta. A visita serve para aproximar o cliente das empresas. Aqui nos sentimos à vontade. Dou destaque também ao volume de pessoas que trabalham na empresa”.

 

A mensagem final ficou a cargo gerente de recursos humanos, Claudia Crespo, que agradeceu a participação ativa dos visitantes e considerou bastante válida a inserção da empresa no programa. “Abrir as portas para o público é importante e da forma como foi, valeu muito. Foi a forma de ouvi-los de maneira diferente, ou seja, frente a frente. Desde o início do serviço da Central de Relacionamento, sempre que um cliente reclamava de maneira constante, eu o convidava para um café da manhã conosco. Já convidei muitos”.

 

Claudia destacou também um trabalho desenvolvido com os motoristas com vistas a melhorar o rendimento dele durante sua jornada de trabalho. “Fazemos um trabalho de vivências dele consigo mesmo, a relação com outras pessoas, e o papel dele no mundo. Ele faz uma autocrítica de pontos a serem melhorados e isso dá resultado. Tivemos de dar uma pausa nesse trabalho em função das demandas da prefeitura, mas vamos retoma-lo em breve”- finaliza.