Notícias

18/07/2016

Rodoviários são treinados pelo Google Tradutor

A Universidade Corporativa do Transporte (UCT), em parceria com a empresa Google, vem promovendo o treinamento da ferramenta Google Tradutor em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada para instrutores operacionais, despachantes, fiscais, inspetores e cobradores. A ideia é estimular a comunicação em outro idioma, principalmente com a chegada da Olimpíada, em agosto, quando a capital carioca deve receber mais de 500 mil turistas.

 

A equipe da Google aplica o treinamento no próprio celular dos rodoviários, que podem baixar o aplicativo de graça e, depois, usá-lo offline, sem a necessidade de acesso à internet. Ou seja: para utilizar a tecnologia não será necessário o consumo do pacote de dados. A ferramenta oferece, entre outras coisas, tradução instantânea por voz e por leitor de frases na imagem.

 

Foto: Roberta Hoertel

Foto: Roberta Hoertel

 

Boa parte do treinamento ocorreu no Rio Ônibus, na sede da UCT, no Aeroporto Galeão, Estação Central e nos terminais Cosme Velho e Padre Henrique Otte, ao lado da Rodoviária Novo Rio. Em breve, o Consórcio BRT, no terminal Alvorada, também irá receber o treinamento.

 

 

Sobre o Google Tradutor

 
Este ano, o Google Tradutor completou 10 anos. Quando a ferramenta foi criada, ela traduzia somente duas línguas. Hoje, já conta com 103. Mais de 500 milhões de pessoas já usaram o serviço, que converte mais de 100 bilhões de palavras por dia. Segundo o portal Mundo Bit, o Brasil é o país que mais faz uso dessa tecnologia. Cerca de 90% das traduções vêm de fora dos Estados Unidos.

 

Há ainda uma Comunidade de Tradutores, em que 3,5 milhões de pessoas fizeram mais de 90 milhões de contribuições.
Clique em Google Tradutor para conhecer um pouco mais do aplicativo no celular.