Notícias

09/08/2018

Semana de Ação JAL: três eventos em um só

A Semana de Ação JAL, que pelo segundo ano consecutivo reúne a SIPATMA (Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente), a SVVT (Semana de Valorização da Vida do Trabalhador) e a Semana do Meio Ambiente, foi realizada em julho, tanto na Flores, entre os dias 16 e 20, como na Real Rio, entre os dias 23 e 27. Inspirada na “Ação Global”, da Rede Globo, a Ação JAL tem como objetivo tratar, em um mesmo evento e através de diversas atividades e serviços, os temas relacionados à saúde, segurança, consciência ambiental e qualidade de vida.

 

Foto: Divulgação / JAL

Foto: Divulgação / JAL

 

Na Flores, foram realizados testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, no Centro Médico, com o apoio da Secretaria de Saúde de São João de Meriti, além de esquetes teatrais sobre DST, oito por dia, no auditório e na manutenção. Na Academia JAL, os colaboradores participaram de dois aulões de ginástica. Também teve Ginástica Laboral, logo no primeiro dia, nos setores, com profissional cedido pelo Sest Senat, e Quikmassagem, promovida nos postos de trabalho, por profissional especializado.

 

Foto: Divulgação / JAL

Foto: Divulgação / JAL

 

O futebol dos EPIs foi mais uma atração da Ação JAL e aconteceu na terça e na quinta, ao lado do PAB. Foram montadas cinco minitraves com indicações das cores da coleta seletiva e os participantes tinham que acertar o resíduo no gol correto. Outro jogo foi o tabuleiro humano, realizado segunda, quarta e sexta, também ao lado do PAB, em uma tenda. Nesta brincadeira, os próprios colaboradores faziam os papeis de peões no tabuleiro. O Quiz Passa e Repassa foi mais um jogo que atraiu os colaboradores, sendo realizado no corredor do refeitório, na manutenção e nos pontos. O Quiz abordou todos os assuntos da Ação JAL através de perguntas que, caso os participantes conseguissem acertar três de cinco questões ganhavam uma camisa. Outro jogo foi o de Memória, realizado todos os dias da Semana, na área de Convívio Social.

 

Vídeos com informações sobre a Academia JAL e a Fisioterapia foram exibidos diariamente nas TVs Corporativas, bem como um vídeo sobre estresse, exibido nas reuniões das UAA, URM e Reunião Geral da Operação, no auditório. Na segunda e quarta foram promovidos DDS na Oficina, sobre a importância do uso dos EPIs.

 

Foto: Divulgação / JAL

Foto: Divulgação / JAL

 

Na Real Rio, o tema DST foi tratado através de palestras e orientações, na sala de Treinamento, com apoio da Secretaria de Saúde de Seropédica. Os vídeos sobre a Academia JAL, a Fisioterapia e sobre estresse também foram exibidos na empresa, além do DDS sobre uso de EPIs, realizado na Oficina. Os jogos Futebol dos EPIS, Tabuleiro Humano, Passa e Repassa e Jogo da Memória não poderiam faltar, entre as atividades que a Real Rio também proporcionou a seus colaboradores durante a Ação JAL.

 

Durante a Semana foram sorteadas camisas, bolsas térmicas e brindes oferecidos por fornecedores.