Notícias

18/06/2021

Semana UITP América Latina discutirá futuro da mobilidade

Nos dias 22 e 23 de junho acontecerá a Semana UITP América Latina – Experiência Digital, promovida pela Divisão América Latina da União Internacional de Transporte Público (UITP). A conferência tratará do futuro da mobilidade e reunirá, como palestrantes e participantes das sessões de debates, representantes das Nações Unidas, autoridades e especialistas em transportes das Américas, Europa e Ásia. Entre os palestrantes, está a diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor e vice-presidente da UITP América Latina, Richele Cabral.

Na página de divulgação do evento, a Divisão América Latina da UITP afirma estar otimista de que o pós-pandemia pode ser uma oportunidade para melhorar o ecossistema de mobilidade na região. E que, nessas circunstâncias inéditas, agilidade é fundamental para superar o cenário atual.

A conferência será dedicada ao debate de como o setor de transporte público poderá desempenhar seu papel na construção de um futuro mais sustentável, ajudando a criar uma recuperação acelerada em um mundo melhor. O objetivo é começar agora a projetar o que se deseja para a indústria da mobilidade na próxima década.

“Nossa missão, e a aceitamos de braços abertos, é salvaguardar o futuro e a influência econômica do setor da mobilidade, capacitando todos os atores do transporte público. Queremos explorar as oportunidades que temos pela frente para ajudar a construir uma maior resiliência em um mundo pós-Covid, entendendo o contexto financeiro, a possibilidade de novos modelos de negócios e como o enorme impacto das novas tecnologias pode transformar a indústria”, diz um trecho do texto de apresentação do evento.

Na abertura do encontro, haverá uma cerimônia pela qual o engenheiro e professor brasileiro Jurandir Fernandes entregará a presidência da UITP América Latina à engenheira argentina Ester Litovsky, cujo mandato se estenderá até 2023. O presidente da Fetranspor, Armando Guerra, também será empossado, como vice-presidente.