Notícias

17/05/2022

Seminário Nacional NTU será realizado em agosto, em São Paulo

Será realizado, entre os dias 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, a 35ª edição do Seminário Nacional NTU. O evento debaterá os melhores caminhos para se recuperar a demanda perdida e viabilizar um transporte público de mais qualidade, com menor custo para o bolso do passageiro pagante, em benefício da vasta maioria da população que mais depende do serviço.

O Seminário vai debater a crise do setor de transporte público urbano no Brasil, agravada pela pandemia, gerando prejuízos da ordem de um bilhão mensais em todo o País; as soluções encontradas através de subsídios públicos em pelo menos 108 cidades; e a separação da tarifa pública ou de utilização do serviço, paga pelo passageiro, da tarifa de remuneração ou técnica, que custeia a prestação do serviço, como forma de manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de operação, melhorar a qualidade do transporte coletivo e reduzir o peso da tarifa para o usuário.

Também haverá espaço para discutir as novas tecnologias, como as de sistemas inteligentes de transporte (ITS), de meios de pagamento, veiculares, de combustível e relacionadas ao Programa de Inovação em Mobilidade Urbana da NTU (Coletivo). E, ainda, paralelamente ao Seminário, será realizada a Lat.Bus Trasnpúblico, Feira Latino-americana do Transporte.

O evento contará com a participação dos segmentos do transporte coletivo urbano, rodoviário e de fretamento do Brasil e América Latina. Estarão presentes: Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), Anttur (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento), Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) e a UITP (Associação Internacional do Transporte Público).