Notícias

04/11/2019

Senhor do Bonfim tem sistema de energia solar com 440 painéis

A Viação Senhor do Bonfim, empresa localizada em Angra dos Reis, inaugurou, no último dia 24 de setembro, o primeiro e maior sistema de geração de energia solar entre as operadoras de ônibus do Estado do Rio de Janeiro. O sistema fotovoltaico da transportadora conta com 440 painéis de 335 wp (Watt-pico), que é a unidade de potência que caracteriza esse tipo de placa.

Instaladas numa área de 1.000 m2, da garagem, cuja área total é de 20 mil m2, as placas podem gerar 15.500 kwh de energia por mês. “Ou seja: são 186 mil kwh (quilowatt-hora) ao ano, o que representa em torno de 65% do nosso consumo de energia aqui na garagem”, explica Max Gollo, Diretor Presidente da empresa.

A capacidade do sistema utilizado na Senhor do Bonfim é de 110 kw e a potência total é de 147.400 wp. De acordo com o Diretor Presidente, foram instalados ainda sete inversores de 15 kwp e um inversor de 5 kwp, sendo este monofásico e os demais trifásicos, todos de 220 volts. O prazo para a instalação das placas é curto. “Entre a etapa de homologação e a produção efetivamente foram 60 dias”, informa Max. O Diretor esclarece ainda que o tempo de vida útil do sistema é de 20 anos e sua manutenção bastante simples, necessitando apenas lavar com água corrente caso as placas apresentem poeira, e que após três anos da implantação o investimento já trará retorno.

Segundo o Diretor, dois motivos levaram a Bonfim a optar por esse tipo de geração de energia: “a responsabilidade com a questão ambiental, evitando a emissão de 9,9 toneladas de CO2 por mês e representando o plantio de 255 árvores, e a economia que pode proporcionar para a empresa”. Vale destacar que a Senhor do Bonfim já investe em ações de responsabilidade ambiental, como a captação de água das chuvas para utilização na lavagem dos veículos, com um reservatório de 60 mil litros. E, em julho passado, a empresa renovou, por mais 5 anos, sua Licença de Operação (LO), junto ao Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea-RJ).

Matéria publicada no último dia 30 de outubro, no blog Portal Solar, informa que o investimento em sistemas fotovoltaicos, com a implantação de painéis solares para geração de energia, mais que dobrou no Estado do Rio de Janeiro, passando de 3.513 unidades, em 2018, para 7.076 até agora. O número garante ao Estado a quarta colocação, neste tipo de investimento, entre as unidades da Federação. “Em relação aos municípios do Rio, a capital lidera com 1.827 painéis instalados, seguida por Campos dos Goytacazes (725), Niterói (605), Maricá (264), Rio das Ostras (235), Itaperuna (227), Macaé (205), São Gonçalo (186), Petrópolis (165) e Cabo Frio (163)”, diz o texto.

O sistema da Bonfim conta com placas Q-Cells, inversores Fronius e teve como responsáveis as empresas B&F Solar, de Rinópolis (SP), e Celb Solar, de Angra dos Reis (RJ).

Foto: Divulgação / Viação Senhor do Bonfim

 

Foto: Divulgação / Viação Senhor do Bonfim