Notícias

28/02/2019

Sest Senat capacitará cobradores para atuarem como motoristas de ônibus

O Projeto Qualificação Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros, do Sest Senat, que oferece capacitação gratuita a cobradores de ônibus que desejam assumir a função de motorista, está com inscrições abertas. São 9 mil vagas, em 46 unidades, localizadas em todas as regiões do País. Para participar, os cobradores deverão ter vínculo empregatício em empresas de transporte coletivo de passageiros. O treinamento e todo o processo de mudança da categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) serão totalmente gratuitos para o profissional e para as empresas. No Rio de Janeiro, a unidade do Sest Senat Deodoro está oferecendo 61 vagas.

 

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.sestsenat.org.br, por meio do preenchimento de formulário, e podem ser realizadas até às 17h (horário de Brasília), do dia 21 de março de 2019. A simples inscrição não garante a vaga e é muito importante que o profissional fique atento, pois a convocação será feita exclusivamente por e-mail e estabelecerá um prazo de três dias úteis para que o candidato vá até a unidade do Sest Senat e entregue a documentação. Os documentos aceitos estão previstos no Anexo II do edital.

 

É fundamental ler o edital. O documento informa todos os requisitos e procedimentos necessários. Entre as exigências estão as seguintes: o candidato deverá comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus, possuir CPF e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH, para realizar a mudança de categoria. Estas e outras informações estão disponíveis na página do projeto (www.sestsenat.org.br/Paginas/cobradores-candidatos).

 

A iniciativa capacitará os trabalhadores para que possam atuar como motoristas profissionais por meio da mudança da CNH, da categoria B para a D. Eles também terão que fazer o curso “Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros” (Resolução nº 168/2004 do Contran), necessário para o exercício da profissão de motorista do transporte coletivo de passageiros, e o curso “Aperfeiçoamento de Motorista para o Transporte de Passageiros”, realizado com prática no Simulador de Direção do Sest Senat.