Notícias

30/04/2018

Sinfrerj e Ministério do Trabalho realizam evento pela Canpat 2018

O Sinfrerj, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, realizou, dia 25 de abril, no Hotel Windsor Guanabara, evento que integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2018), cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção de acidentes e de doenças que vitimam trabalhadores.

Em 2017, de acordo com números preliminares do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram concedidos 196.754 benefícios a trabalhadores, que precisaram ser afastados das atividades profissionais por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho. A média foi de 539 afastamentos por dia.

O evento do Sinfrerj teve como foco o segmento de transporte de passageiros por fretamento e turismo e contou com a presença do Ministro do Trabalho, Helton Yomura, que destacou a importância da Campanha. “A Canpat é fruto de uma mobilização intensa e completa do Ministério do Trabalho, que envolve os servidores da sede e das superintendências espalhadas pelas 27 unidades da Federação, as nossas gerências e agências Brasil afora”, afirmou Yomura.

Este ano, dois temas foram escolhidos como foco da Canpat – adoecimento ocupacional e quedas do trabalho em altura. Lançada em abril, a Campanha se estenderá até dezembro, com o intuito de firmar uma cultura de prevenção contínua contra acidentes do trabalho. De acordo com o ministro, os esforços para a prevenção de acidentes de trabalho serão redobrados no País. “Muito tem sido feito, mas ainda há muito a fazer. Nossos desafios não são poucos nem pequenos. O aprimoramento das condições de saúde e segurança do trabalho é uma cruzada que precisa ser contínua e incansável”, disse.

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

O evento foi moderado pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, Edélcio Tirado Luduvice, e contou com dois painéis. No primeiro, foi discutido como se dá a organização do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e em Medicina do Trabalho – Sesmt e no segundo sobre acidentes no transporte coletivo de passageiros por fretamento. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (Anttur), Martinho Ferreira de Moura, no Estado do Rio de Janeiro, acidentes com ônibus de fretamento de empresas formais são próximos de zero. “Esse baixo índice se dá pelo empenho das empresas com programas de prevenção em face do grande risco de perda de contrato em casos de acidentes graves. Um acidente pode falir uma empresa”, afirmou. Ele falou ainda sobre os treinamentos em simuladores de direção, que têm sido fundamentais para a qualificação dos motoristas. De acordo com Moura, os acidentes de trânsito são responsáveis por 13 mil vítimas fatais por ano e geram um custo de cinco bilhões de reais por ano. “Um esforço para somar ações voltadas para a diminuição desse problema é o nosso objetivo”, afirmou,

Estiveram presentes as seguintes autoridades e personalidades: Manuel Martins Vidinha, presidente do Sinfrerj; Adriano Bernardo, superintendente Regional do Trabalho do Rio de Janeiro; Milton Rattes de Aguiar, Secretário de Estado do Trabalho e Renda, Sergio Murus, gerente das Câmaras Técnicas da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro, representando o secretário Estadual de Transportes, Rodrigo Goulart de Oliveira Vieira; André Pfeiffer, chefe do Centro Estadual do Rio de Janeiro, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), representando a presidente da Fundação, Leonice da Paz; Armando Guerra, presidente executivo da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, Antônio de Freitas Tristão, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e José Luiz Pedro Barros, gerente consultivo de Saúde e Segurança do Trabalho do Sistema Firjan, entre outros. Também participaram empresários e executivos de empresas associadas ao Sinfrerj.

Estiveram representadas por seus empresários e executivos as seguintes empresas associadas ao Sinfrerj: Bel-Tour, Real Brasil, Top Rio, JH de Paula, Auto Viação 1001, Fretbus, Expresso União, Solazer, Transturismo, Três Amigos, Transmargoo, Viação Mimo, Tursan, Cidade do Aço, Doce Rio, Unifrete, On-Time e Rosamares.

Encerrando as atividades do dia, foi realizado um ato cívico-religioso na Capela do Corcovado. Em seguida, o monumento Cristo Redentor foi iluminado na cor verde, em alusão ao Abril Verde e à Canpat. Durante a campanha de 2018, o Ministério divulgará cartilhas sobre trabalho em altura; cartilha sobre manutenção em fachadas; manual consolidado explicativo sobre a NR-35, que trata das condições seguras dos trabalhos em altura; Guia de Procedimentos da Inspeção do Trabalho (Manual de Fiscalização do Trabalho em Altura e Manual de Fiscalização do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO) e, ainda, cartilha sobre adoecimento ocupacional, elaborada para orientar trabalhadores e empregadores sobre o tema.