Notícias

05/06/2019

Sistema de controle do Grupo JAL permite comunicação online entre a garagem e o motorista

O Grupo JAL está implantando um sistema de controle operacional com tablet embarcado. O novo sistema funciona a partir de um painel informatizado, por meio do qual o assistente de apoio operacional, que atua dentro da garagem da empresa, pode se comunicar com o motorista, dentro do ônibus, enviando para o tablet embarcado informações como horário de saída e tempo previsto de viagem, bem como mensagens de orientação. O sistema funciona ainda de forma inversa. Ou seja: o motorista também pode encaminhar mensagens para o assistente de apoio operacional, através de seu tablete, diretamente para o painel informatizado.

 

Além da comunicação com o motorista, o assistente dispõe de monitoramento GPS, que possibilita a visualização em tempo real da localização dos veículos em operação na linha. “Com uma visão mais ampla das linhas, o colaborador consegue um controle mais eficiente das viagens, distribuindo melhor os veículos ao longo do itinerário, o que proporciona ao cliente maior regularidade nos intervalos de horário”, afirma o gerente de Planejamento e Controle, Paulo Jerônimo.

 

A primeira etapa de implantação do sistema iniciou no dia 15 de março e foi concluída no dia 31 de maio. Nesta fase, foram incluídas as linhas municipais, bem como as linhas com menores quantidades de veículos. De acordo com o planejamento, a segunda fase deverá ser iniciada até o final de junho.

 

Foto: Divulgação / JAL

Foto: Divulgação / JAL