Notícias

21/11/2017

SIT investe em mulheres motoristas

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2014, dos mais de 60 milhões de motoristas no Brasil, quase 20 milhões são do sexo feminino. Entre os acidentes, 71% são provocados pelos homens e apenas 11 % pelas mulheres, sem contar que 70% das multas são para motoristas do sexo masculino. Não é à toa que muitas empresas de ônibus estão disponibilizando oportunidades de trabalho para mulheres motoristas.

 

Foto: SIT

Foto: SIT

 

A SIT já conta com motoristas do sexo feminino em seu quadro e, segundo Carlos Rocha, gerente da empresa, vale a pena o investimento. “Trabalhamos para qualificar o funcionário e oferecer o melhor ao nosso cliente, que é o passageiro. Hoje, a empresa oferece oportunidade a cerca de 10 mulheres como motorista, e o resultado tem sido positivo. Aqui elas são profissionais e cumprem a mesma jornada de trabalho que é desenvolvida pelos homens. Elas também recebem o respeito dos colegas masculinos. Temos observado que cada dia mais elas conquistam o mercado de trabalho”, afirmou.

 

A motorista Márcia Valeria Cordeiro defende o crescimento de vagas para mulheres em empresas de ônibus. Sempre com um sorriso no rosto e seus acessórios na cor rosa, ela enfrenta o trânsito pesado das ruas de Macaé, para transportar com segurança e simpatia os usuários. “Os passageiros aos poucos vão se acostumando com a minha presença e as crianças, principalmente as meninas, gostam dos acessórios que coloco para cobrir o volante, a cadeira e até na marcha, quando estou trabalhando. Uso tudo rosa”, diz. Márcia trabalha na empresa há seis anos; começou como cobradora e há dois anos a SIT investiu em sua qualificação como motorista, cargo que ocupa há quatro meses. “Até agora só tenho recebido elogios”, destacou Márcia.