Notícias

29/07/2022

SIT Macaé retoma projetos sociais após paralisação devido à pandemia

Três projetos sociais da SIT Macaé, paralisados devido à pandemia da Covid-19, voltaram ao calendário oficial da empresa em junho passado. O “Portas Abertas”, o “Passageiros do Futuro” e o “Transporte Solidário” foram implantados em 2015 e têm como objetivo estreitar o diálogo e o relacionamento da operadora com seus clientes e a população macaense.

O projeto “Portas Abertas” é voltado para a visitação, à garagem da operadora, de clientes, moradores das comunidades atendidas pela SIT, autoridades políticas, pessoas da terceira idade, alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos e superiores, além de busólogos. O objetivo é mostrar a eles os processos de trabalho e rotinas existentes dentro de uma empresa de ônibus. Durante as visitas, os participantes têm a oportunidade de apresentar suas principais demandas, que podem contribuir para a melhoria do serviço de transporte prestado. Desde 2015, o “Portas Abertas” já recebeu 1.336 visitantes.

O “Passageiros do Futuro”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé (Semed), oferece aos estudantes do 4º ano, de escolas públicas municipais, uma atividade extracurricular nas dependências da empresa. Os alunos, acompanhados de professores e pedagogos de sua escola, participam de visitas guiadas à garagem da empresa. O objetivo é promover a cidadania, orientando-os a adotarem um comportamento mais seguro e consciente nos veículos. Ao final das visitas, que acontecem mensalmente, eles fazem uma redação sobre o que aprenderam naquele dia e o autor do melhor texto é premiado em cerimônia realizada na escola. Desde 2015, 1.094 estudantes, de 30 escolas do ensino fundamental, já participaram do projeto.

O “Transporte Solidário”, por sua vez, busca fortalecer a parceria entre a SIT Macaé e as lideranças da cidade, como presidentes de associações de bairros, autoridades municipais e líderes de projetos comunitários e de instituições religiosas, através de serviços de cortesia de aluguel de ônibus para apoiar ações, projetos e demais necessidades das comunidades de Macaé. Entre as ações de destaque está o transporte de familiares para visita a seus entes em presídios da cidade do Rio de Janeiro e de Campos dos Goytacazes. Desde seu lançamento, o “Transporte Solidário” já ofereceu mais de 4 mil cortesias de aluguel de ônibus.

Foto: Divulgação / SIT Macaé

 

Foto: Divulgação / SIT Macaé

 

Foto: Divulgação / SIT Macaé