Notícias

18/10/2016

Terminal Alvorada será palco de encontro de orquestras

Prepare sua emoção e seus ouvidos. Tem música boa no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O local será palco, amanhã, a partir das 16h30, do encontro das orquestras Coro Novo Sinfonia, da ONG Agência do Bem, e Ricciotti Ensemble, da Holanda. Numa apresentação inédita, os músicos vão tocar um repertório exclusivamente de compositores brasileiros, com Pixinguinha, Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, Ary Barroso, Heitor Villa-Lobos e Ivone Lara, entre outros. O evento deve durar uma hora.

 

Foto: Divulgação / Bert van der Kerk

Foto: Divulgação / Bert van der Kerk

 

A orquestra sinfônica de rua holandesa, que existe há 46 anos, tem 40 integrantes e faz em outubro uma turnê no Rio de Janeiro e São Paulo. Suas apresentações nunca acontecem em casas de shows ou de concertos. Pelo contrário. Os artistas levam música a instituições de saúde mental, prisões, escolas, universidades, hospitais, casas de repouso, abrigos que acolhem moradores de ruas, dependentes químicos e vítimas de abusos ou crimes.

 

Quarenta e dois alunos de destaque das escolas de Música e Cidadania formam a Orquestra e Coro Nova Sinfonia. Essas escolas pertencem à Agência do Bem, que tem como objetivo promover cidadania e a inclusão de crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda. Os integrantes da Nova Sinfonia participaram recentemente de um workshop com os músicos da Ricciotti. E o resultado desse encontro poderá ser conferido em duas apresentações seguidas, já que logo depois do terminal as duas orquestras vão se dirigir para a Praça do Ó, também na Barra da Tijuca.