Notícias

17/09/2018

Trabalhadores em Transporte participam do Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua

No domingo, dia 16 de setembro, cerca de dois mil corredores, entre trabalhadores do setor de transporte, taxistas, caminhoneiros autônomos e seus dependentes e pessoas em geral, da comunidade, participaram do Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua 2018, realizado no Recreio dos Bandeirantes. Foram disputadas duas provas de corrida – de 5 km e 10 km – e uma caminhada social, sem disputa, de 2 km, com a largada na Praça Tim Maia, às 8h.

 

Foto: Rose Alves

Foto: Rose Alves

 

Além do Rio de Janeiro, outras 16 cidades também receberam o Circuito: Aracaju (SE), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cariacica (ES), Caxias do Sul (RS), Criciúma (SC), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Divinópolis (MG), Imperatriz (MA), Manaus (AM), Natal(RN), Recife (PE), Salvador (BA), Santarém (PA), e São Vicente(SP). No Rio, o evento foi liderado pela unidade do Sest Senat de Paciência, cujo diretor interino Manoel Ribeiro e a coordenadora do Sest, Renata Camntamessa, junto com toda equipe, foram incansáveis no zelo e organização do evento, que também contou com o apoio e a participação dos dirigentes e equipes de todas as outras nove unidades do estado do Rio. Estiveram presentes: Marli Piay, da unidade Deodoro, Maria Idália, de Resende, Maristela Costa, de Três Rios, Eduardo Brito, de Friburgo e Jorge Cesar Abreu, de Duque de Caxias.

 

Sorteio de prêmios

 

De acordo com a supervisora do Conselho Regional do Sest Senat Rio de Janeiro, Mônica Lyra, neste ano em que a entidade celebra 25 anos de existência, há muitos motivos para comemorar e esta iniciativa está alinhada com a missão do Sest Senat, que é promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e dos seus dependentes, com responsabilidade socioambiental. “O trabalhador do transporte é, em geral, sedentário e muitas vezes sofre com os efeitos dos movimentos repetitivos. O Sest Senat estimula que, através da prática de esportes, haja melhoria da qualidade de vida desse trabalhador e também de sua família. Nas unidades oferecemos atividades de natação, hidroginástica, futebol dentre outros esportes, além de disponibilizarmos suporte com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e odontólogos para que o trabalhador cuide de sua saúde de forma integral. Essas atividades e eventos, que incluem os familiares, proporcionando maior integração, são uma forma de gestão moderna que valoriza tanto a saúde como o aperfeiçoamento profissional”, afirmou.

 

Foto: Rose Alves

Foto: Rose Alves

 

Uma estrutura de suporte foi montada para o evento, com lounge para receber os primeiros colocados, espaço para massagem, área com brinquedos para as crianças se divertirem enquanto os pais se exercitavam na corrida ou caminhada e ambulância para qualquer emergência que pudesse acontecer com os atletas. Além disso, foram sorteadas seis bicicletas e vários outros brindes entre os participantes do Circuito. Todos receberam ainda medalhas e os kits com bolsa, boné, porta celular e camisa do evento, além do número de peito e um chip, para a cronometragem da atividade, oferecendo tecnologia de ponta para os atletas, na hora da apuração dos vencedores.

 

Saúde e convívio social

 

Marilu Xavier, auxiliar de Tesouraria da Pégaso, que correu na prova de 5 km, disse que já participa de circuitos como o do Sest Senat há cerca de um ano e começou por motivos de saúde. “O médico indicou exercício físico e dieta. Comecei a correr e tomei gosto”, afirmou. Já Polyanna Azevedo, dentista da unidade do Sest Senat de Deodoro, disse que o que a motivou a participar do evento foi a oportunidade de confraternizar com os colegas de trabalho. “Essa parte social é muito importante”, disse.

 

Foto: Rose Alves

Foto: Rose Alves

 

Tiago Alves de Oliveira, Auxiliar de Serviços Gerais da unidade de Paciência, que ficou com o terceiro lugar na categoria trabalhador de transporte, masculino, na prova de 5 km, também já é adepto da corrida como exercício. “Consegui me preparar melhor durante o ano para o dia de hoje”, revelou. A auxiliar Administrativa do Sest Senat de Deodoro, Charlene da Silva, foi a primeira colocada na categoria feminina, trabalhadora de transporte, na prova de 5 km. Corredora há três anos, optou pelo esporte para cuidar da saúde. “Eu precisava perder peso. Consegui perder 10 quilos a mais do que pretendia e continuo correndo até hoje”, afirmou. Na categoria acima de 60 anos, masculino, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro contou com um representante, Jair da Rocha Paes, que fez bonito na pista e conquistou o terceiro lugar.

 

Este é o quinto ano do projeto. Lançado em 2014, o Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua já reuniu mais de 130 mil participantes em todo o País.

 

 

Confira a lista dos vencedores em cada categoria:

 

5 km – trabalhador de transporte – masculino

1º lugar – Guilherme Monteiro Ramos
2º lugar – Benedito Velasquez Ramirez
3º lugar – Tiago Alves de Oliveira

 

5 km – trabalhador de transporte – feminino

1º lugar – Charlene da Silva
2º lugar – Fabrícia Silva Campos
3º lugar – Marcia Paura

 

5 km – comunidade – masculino

1º lugar – Mércio Gonçalves dos Santos
2º lugar – Bruno Lopes Bezerra de Carvalho
3º lugar – Ricardo Pereira Montez

 

5 km – comunidade – feminino

1º lugar – Gisele Priscila
2º lugar – Eleni Barbosa Sales Viana
3º lugar – Milena Silva de Oliveira

 

5 km – acima de 60 anos – masculino

1º lugar – Teresio David Daminani
2º lugar – Fernando Borges dos Santos
3º lugar – Jair da Rocha Paes

 

5 km – acima de 60 anos – feminino

1º lugar – Maria da Conceição Aguiar
2º lugar – Cecília Pereira Barboza
3º lugar – Adoneia Ferreira da Silva

 

10 km – trabalhador de transporte – masculino

1º lugar – Lucio Araujo da Conceição
2º lugar – Joelson Gonçalves da Penha
3º lugar – Flavio Soares Teixeira

 

10 km – trabalhador de transporte – feminino

1º lugar – Denise Silva de Sousa
2º lugar – Luciana Firmino da Silva
3º lugar – Luiza Genari Murak dos Santos

 

10 km – comunidade – masculino

1º lugar – Antônio Barbosa Filho
2º lugar – Leandro de Sousa Pontes
3º lugar – Carlos Torres

 

10 km – comunidade – feminino

1º lugar – Viviane Mello Pimentel
2º lugar – Janete Lousano Dionysio
3º lugar – Tania Mara Carvalho

 

10 km – acima de 60 anos – masculino (não teve feminino)

1º lugar – Vanderli Batista Monteiro
2º lugar – Jorge dos Santos Arruda
3º lugar – Geraldo Fortunato