Notícias

17/12/2019

TransÔnibus encerra ano do Programa Criança Viva com 1.264 estudantes atendidos

O Programa Criança Viva, criado pelo TransÔnibus há 23 anos para levar noções de cidadania e educação no trânsito para estudantes de 7 a 12 anos, de escolas públicas de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti, encerrou suas atividades de 2019 atendendo um total de 1.264 alunos de 166 escolas.

Eles visitaram a minicidade de Transitópolis, construída pelo Sindicato para as aulas práticas do Programa e que conta com diversos elementos de uma cidade, como escola, hospital, prefeitura, passarela, semáforo e praça, entre outros. Lá, eles assistem a uma palestra orientando sobre como podem colaborar para um trânsito mais seguro e percorrem a minicidade, acompanhados por um instrutor, que explica sobre o comportamento ideal em cada situação vivenciada.

“As crianças menores, por terem o conteúdo abordado recentemente pelas escolas e/ou pelas famílias, estão habituadas a cumprir as regras de trânsito e são rigorosas na prática adequada. Já os mais velhos, pela falta dessa abordagem constantemente, adotam critérios de comportamentos baseados nos adultos, filmes ou outros componentes, e por vezes acreditam que o excesso de velocidade e o descumprimento de normas são mais interessantes”, destaca o instrutor Christiano Garcia, alertando para a importância da conscientização sobre educação no trânsito.

O Programa Criança Viva está previsto para retornar em março de 2020.

Foto: TransÔnibus

Foto: TransÔnibus