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19/08/2019

TransÔnibus inicia revisão de seu Planejamento Estratégico

O TransÔnibus (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu) iniciou, em julho, a fase de revisão do seu Planejamento Estratégico par ao ciclo 2019-2024. Realizada a cada dois anos, a revisão tem como objetivo avaliar as tendências para o setor de transportes por ônibus, tendo em vista os cenários mundial, nacional, regional e setorial para os próximos cinco anos.

Foto: Divulgação / TransÔnibus

O Comitê Estratégico, formado por diretores e colaboradores de diversos setores do Sindicato, bem como empresários e técnicos das empresas associadas, vai analisar as mudanças que aconteceram na mobilidade urbana na região abrangida pelo TransÔnibus, na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, no País e no mundo. O trabalho, que tem a orientação de Claudia Barbosa, da Akribia Planejamento e Desenvolvimento de Projetos, e de Carlos Toledo, da Orplan Consultoria, deve durar cerca de nove meses e permitirá ao Comitê desenvolver novas estratégias e produtos que contribuam para o Sindicato e as empresas associadas se anteciparem e se adaptarem melhor a essas possíveis mudanças.

Implementado em 2011, o Planejamento Estratégico do TransÔnibus já resultou em projetos e produtos com resultados positivos tanto para o Sindicato, como para as empresas associadas. São eles:

  • Realização de benchmarking, com o objetivo de conhecer novas tecnologias e formas de gestão – o TransÔnibus promoveu visitas do Comitê Estratégico às empresas: Viação Cidade do Aço/RJ, Mobi Brasil/SP, Cittati/SP, SETCESP, Grupo Rio Ita/RJ, CCO BRT/RJ e HP Transportes/RJ);
  • Desenvolvimento de projeto de georreferenciamento, para mapeamento dos pontos de ônibus das linhas das empresas associadas – Estudo realizado em conjunto com a Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e a Federação de Transportes do Estado do Rio de Janeiro;
  • Estudo do Diagnóstico das singularidades dos municípios de Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti realizado pela Coppetec/UFRJ;
  • Promoção dos Encontros de Mobilidade, com a participação de lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil organizada e gestores das áreas de transporte e trânsito dos cinco municípios;
  • Mapeamento das Demandas das Associadas, através de pesquisas de grupos de foco;
  • Desenvolvimento e implantação do Plano de Cargos e Salários – PCS – nas empresas Associadas;
  • Realização de pesquisas de opinião com o cliente, aplicadas pela – FGV Opinião/RJ;
  • Desenvolvimento de um Programa de Comunicação Organizacional, cuja primeira etapa consistiu na elaboração de um programa de Comunicação interna para as empresas associadas;
  • Desenvolvimento do Programa de Aperfeiçoamento das Competências do Rodoviário, com o objetivo de incentivar a melhoria do desempenho dos profissionais que atuam no setor;
  • Edição de publicações: Relatório de Gestão do Sindicato e Cenários da Mobilidade – Plano Estratégico TransÔnibus – Uma Leitura Propositiva da Região Metropolitana – RJ;
  • Redefinição da Estrutura Organizacional e implantação de Sistema de Gestão do TransÔnibus para atender novos propósitos e demandas. Sensibilização e incentivo à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas associadas;
  • Desenvolvimento de um modelo de Sistema de Avaliação de Desempenho online para as empresas associadas.