Notícias

09/01/2017

TransÔnibus promove painel sobre o futuro da Região Metropolitana

O TransÔnibus realizou, no dia 1º de dezembro, em sua sede, em Nova Iguaçu – RJ, painel sobre o futuro da Região Metropolitana e seus possíveis cenários a partir de 2017. O evento é uma das ações do processo de revisão do Planejamento Estratégico do Sindicato.

 

O painel contou com a participação do diretor da Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro; da gerente de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Eunice Horácio; do engenheiro de Transportes da Equipe de Inteligência de Mercado da Supervia, Pedro Paulo, e teve como mediadora a consultora Claudia Barbosa, da Akribia.

 

Na abertura, o superintendente do TransÔnibus, Jorge Murilo Correa, ressaltou a importância do tema. E Claudia Barbosa explicou que o objetivo do painel é pensar em possíveis cenários para a mobilidade na região nos próximos anos e nos impactos que as dificuldades econômicas dos municípios e Estados podem provocar nos investimentos nessa área, considerando eventuais transições políticas que aconteçam nesse período.

 

Foto: Divulgação / TransÔnibus

Foto: Divulgação / TransÔnibus

 

Vicente Loureiro lembrou que, após a criação da Câmara Metropolitana, o financiamento do plano integrado de Mobilidade Urbana para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro se tornou realidade, através do Banco Mundial. Ele destacou a importância de identificar regiões com menor densidade geográfica e criar incentivos para o desenvolvimento de novos empreendimentos nesses locais, de modo a distribuir melhor o fluxo de pessoas nos centros urbanos, reduzindo a concentração em determinadas áreas.

 

Já Eunice Horácio apresentou os recentes avanços na área de mobilidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em função dos eventos mundiais, como a Copa do Mundo e Olimpíada, realizados na capital carioca. Finalizando o painel, o representante da Supervia apresentou estudo que demonstra a importância da integração entre os modais, exemplificando com a mais recente: a TransOlímpica (BRT/Trem).

 

Estiveram presentes diretores das empresas Linave, Master, Santa Terezinha, São Francisco, São José, Tinguá e Vera Cruz, e representantes das empresas Continental, Evanil, Grupo JAL, Grupo Mirante e Vila Rica, Grupo Ponte Coberta e Nilopolitana, além do coordenador do Detro, Alex Boaventura, do superintendente de Projetos, Gerard Fischgold, e do arquiteto, Wagner Fortunato, ambos da Câmara Metropolitana.