Notícias

14/03/2018

TransÔnibus realiza georreferenciamento de linhas de ônibus

No período de abril de 2016 a janeiro de 2018, a equipe de Mobilidade do TransÔnibus, coordenada pelo especialista de Transporte do Sindicato, Thadeu André Melo, realizou o georreferenciamento (informação geográfica) dos itinerários das linhas de ônibus da sua base.
 
Na pesquisa, foram coletados dados importantes, como: pontos de embarque e desembarque dos ônibus, características físicas dos pontos (abrigo e placa de ponto de ônibus), informações dos tipos de piso (asfalto, brita/barro ou paralelepípedo), entre outros. O levantamento contemplou todas as empresas associadas e contou com o apoio dos funcionários designados por elas para auxiliar a equipe do TransÔnibus no correto mapeamento das informações.
 
Foram mapeados 19.863 km de vias pavimentadas e não pavimentadas, utilizadas por 380 linhas de ônibus, de 32 empresas. Relatórios com todos os resultados do mapeamento foram elaborados em formato compatível com o Sistema GPS e entregues aos gestores das empresas participantes, possibilitando que as informações sejam utilizadas para planejamento operacional.
 
A próxima etapa do trabalho contará com a parceria da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, para a unificação das informações junto ao Infobus, sistema que gerencia e integra todos os outros sistemas.