Notícias

08/09/2014

UCT lança websérie “Motorista Amigo do Ciclista”

Vídeos da UCT propõem melhorar a relação entre ciclista e motorista de ônibus

 

A Universidade Corporativa do Transporte (UCT) lança o primeiro dos cinco vídeos da websérie educacional Motorista Amigo do Ciclista. A iniciativa tem como objetivo estimular os condutores de ônibus a melhorar a relação com quem usa a bike no dia a dia das cidades. É uma forma de mostrar que a bicicleta não precisa ser a vilã na rotina de quem está no volante.

 

Clique aqui e assista aos vídeos

 

A apresentação dos vídeos será feita por um personagem: João, motorista de ônibus da fictícia Viação UCT, interpretado por Jaderson Fialho. O ator já trabalhou em várias peças de teatro, com Miguel Fallabela, Rosamaria Murtinho, Luana Piovani, Taís Araújo e Caco Ciocler. A linguagem traz ainda efeitos de animação e entrevistas de ciclistas e condutores profissionais, inclusive aqueles que também usam a bike. E você poderá testar seus conhecimentos com um quiz no fim de cada episódio.

 

O primeiro é “Respeite 1 carro a menos”, que apresenta dados sobre os ciclistas, contextualiza a bicicleta como meio de transporte e mostra a importância da integração dos modais. Na semana seguinte, a websérie vai trazer “A distância que protege”, mostrando os riscos e as orientações quando os motoristas andam colados na bike.

 

As dicas não param por aí. O terceiro episódio “Evitando Acidentes” informa os cuidados diante dos cruzamentos, das conversões e explica como os gestos ajudam a facilitar a comunicação entre motorista e ciclista.
“Dicas de segurança” completa as orientações para os condutores de ônibus, principalmente no período noturno e em relação ao ponto cego. O último episódio é “Ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota”, em que os motoristas profissionais vão entender a diferença entre esses termos e o porquê as vias dos ciclistas precisam ser respeitadas.

 

A websérie é parte da ação educacional Motorista Amigo do Ciclista. As orientações do projeto vão servir de base para esclarecer os motoristas de ônibus do estado do Rio de Janeiro sobre o Código de Trânsito Brasileiro, e com isso, evitar acidentes com os ciclistas.

 

Um evento de conscientização, que ocorreu em julho deste ano, marcou o lançamento do projeto. Promovido em parceria com o Setrerj, contou com a participação de motoristas de ônibus, ciclistas, autoridades e especialistas. Após a produção dos vídeos, a UCT irá disponibilizar material didático e plano de aula para que cada empresa possa treinar seus motoristas. As turmas serão registradas na PGA, o sistema de gestão educacional da UCT.

 

A Universidade Corporativa do Transporte teve apoio de diversas instituições no desenvolvimento dos materiais didáticos, validação de conteúdo e dos roteiros dos vídeos. São elas:

 

– Setrerj, Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro

 

– Programa Niterói de Bicicleta, da Prefeitura de Niterói

 

– Programa Rio Estado da Bicicleta, do Governo do Estado do Rio

 

– Fecierj, Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.

 

– ONG Transporte Ativo