Notícias

10/09/2018

UCT realiza palestra sobre comunicação eficaz

No dia 4 de setembro, foi realizada, na Universidade Corporativa do Transporte (UCT), palestra sobre Comunicação Eficaz. Na ocasião, Zuila Freire, coaching e analista comportamental especializada na orientação de pais e professores, conversou com mais de 50 colaboradores das empresas, dos sindicatos e do Sistema Fetranspor sobre a importância de saber se comunicar com o outro, seja em casa, na rua ou no trabalho.

 

Foto: Fernanda Cardozo

Foto: Fernanda Cardozo

 

Através de palestra dinâmica e interativa, Zuila mostrou a necessidade de humanizar as relações, se colocando no lugar do outro, ouvindo e realizando comunicações claras. “É importante conhecer o outro, pois ele vai decodificar a mensagem a partir do seu modo de apreender a realidade, dos modelos mentais que possui. Será influenciado pelos seus valores, vivências e conhecimentos. Os ruídos gerados na comunicação só podem ser minimizados pela atenção que se dá àquele que recebe a comunicação”, lembra a palestrante.

 

A coaching falou também sobre a responsabilidade da comunicação ser sempre do emissor, e, por isso, os gestores são os responsáveis pelas entregas corretas ou incorretas que são geradas após a solicitação de algo ao colaborador.

 

Por fim, Zuila mostrou as diferenças entre comunicação verbal e não verbal e exemplificou como o corpo e o tom da voz podem emitir uma mensagem diferente daquela que se quer passar.