Notícias

13/03/2020

UITP publica documento orientando transportadores sobre coronavírus

A UITP (União Internacional de Transporte Público) divulgou documento contendo diretrizes, preparadas em fevereiro, orientando o segmento de transporte público sobre como lidar com o surto do coronavírus (Covid-19). O objetivo, segundo a entidade, é “ajudar os operadores de transporte público a adaptarem os planos de continuidade de negócios em resposta aos desafios específicos das doenças transmissíveis”.

A ficha técnica, de cinco páginas, intitulada “Management of COVID-19”, está disponível no site da UITP, no link https://www.uitp.org/management-covid-19-guidelines-public-transport-operators, em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol. De acordo com o documento, “o objetivo principal dos operadores de transporte público deve ser manter a operação”. O texto destaca ainda que as empresas “devem concentrar seus esforços no plano de pandemia nos funcionários, tentando protegê-los e preparando-se para enfrentar o absentismo”. Exemplos de mensagens de comunicação destinadas aos funcionários também estão publicados no documento.

As recomendações estão divididas em quatro itens: preparação, proteção pessoal, redução de contato e serviço reduzido, além das observações finais. A recomendação mais importante, de acordo com a ficha técnica, é seguir as orientações das autoridades competentes o tempo todo e expandir as medidas de acordo com o nível de risco.