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15/07/2014

Vá de Ônibus: Aplicativo inova com realidade aumentada para clientes do transporte público

Bem avaliada nas duas primeiras semanas da Copa do Mundo, a mobilidade do Rio de Janeiro ganhou mais um aliado. A Fetranspor disponibilizou para download o aplicativo Vá de Ônibus para os sistemas Android e IOS. Com versões em português, espanhol e inglês, ele mostra como ir e voltar de qualquer ponto no estado Rio de Janeiro utilizando transporte público (ônibus, BRT, metrô, barcas e trens).

 

O aplicativo expande os serviços do site vadeonibus.com.br, trazendo recursos que permitem ao cliente se localizar através do GPS de seu celular e saber em tempo real em qual ponto do trajeto está o ônibus que deseja usar. Através de realidade aumentada, também é possível encontrar o ponto de embarque ou a entrada da estação, mesmo que ela esteja encoberta por edificações, árvores ou outros obstáculos. A plataforma de realidade aumentada do Vá de Ônibus é finalista de um desafio realizado pela Comissão Européia em 2014.

 

Com o aplicativo, a Fetranspor espera que o Vá de Ônibus salte dos atuais 200 mil acessos mensais para cerca de 500 mil. O número de pessoas que possuem smartphones tem crescido em todas as classes e pesquisas indicam que cerca de 80% delas usam o aparelho “enquanto esperam” – mais de 50% indicaram o uso no transporte público. “Os aplicativos são hoje o estado da arte em oferta de serviços ao consumidor. A disponibilidade de um aplicativo com informações completas sobre mobilidade ajuda a otimizar o tempo do cliente de transporte público e representa para o operador uma oportunidade única de interação.” – defende Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Fetranspor.

 

Veja as principais funcionalidades:

 

Como chegar e onde estou – O usuário pode informar o endereço de origem de sua viagem ou usar o recurso Onde Estou, que usa o GPS do smartphone, para se localizar. Ao preencher o campo de destino, as opções de linhas de ônibus e outros meios de transporte serão mostradas. Ao escolher uma delas, um ícone no mapa mostra o ponto de embarque e a que altura do trajeto o ônibus se encontra.

 

Realidade aumentada – Sobre a imagem gerada pela câmera do Celular o usuário irá visualizar vários tags de geolocalização. Eles mostram onde ficam os pontos ou estações de embarque, mesmo que estejam encobertos por edificações, ou que seja necessário virar uma esquina. A funcionalidade é particularmente útil nos corredores de BRS, para saber exatamente para qual ponto se digirir.

 

Turismo – A partir de uma lista dos pontos turísticos da cidade é possível saber quais meios de transporte utilizar para chegar mais rapidamente até eles.

 

Atendimento – A Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) chega ao smartphone para esclarecer dúvidas e receber sugestões e reclamações.