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06/07/2015

Viação Rio Ita prioriza atendimento aos portadores de deficiência

O tema acessibilidade está muito vivo nas empresas de ônibus do Estado do Rio. Após treinamento ministrado pela Universidade Corporativa do Transporte (UCT) da Fetranspor, capacitando os fiscais do Detro para orientar o uso correto dos elevadores nos ônibus que percorrem linhas intermunicipais, agora é vez da Viação Rio Ita dar um upgrade no tratamento aos seus passageiros portadores de deficiência.

 

A novidade foi anunciada durante a última edição do programa Empresas de Portas Abertas, realizada no dia 4 de julho, na sede da empresa, em São Gonçalo. Na oportunidade, o gerente da unidade, Evandro Nunes, anunciou que a Rio Ita está “cadastrando os seus clientes e desenvolvendo um aplicativo para que eles consultem de maneira personalizada o momento em que o ônibus vai passar no ponto em que se encontram”.

 

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

 

Com a medida, a empresa visa prestar o melhor atendimento com comodidade no momento de usar as linhas operadas pela mesma. Antes mesmo de o aplicativo entrar em funcionamento, a Rio Ita já trabalha de forma a atender de maneira satisfatória os portadores de deficiência. Um desses casos é o da recepcionista Teodora da Silva que tem contato direto com funcionários das empresas “justamente para saber dos ônibus com elevadores para que eu possa utilizá-los”.

 

De acordo com Nunes, o objetivo é começar a utilização do aplicativo em breve. Para isso, estão sendo estudadas as linhas mais usadas e a quantidade de viagens feitas pelos cadeirantes assim como os principais pontos de embarque e desembarque. “O intuito é colocar na escala motoristas que conheçam esses passageiros. Queremos disponibilizar essa ferramenta em no máximo 30 dias”.

 

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

 

Outra novidade anunciada na visita foi o funcionamento de uma cooperativa de crédito para os funcionários. A cooperativa atende aos colaboradores do grupo e disponibiliza serviços como empréstimos, auxílio- família, ambulância, caminhão para mudanças, além de profissionais de saúde, descontos em cinemas, entre outros convênios.