Notícias

06/06/2016

VLT Carioca entra em operação no Centro do Rio

Mais um importante passo em favor da mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro foi dado no domingo, 5 de junho, com a inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT Carioca, um novo sistema de transporte que liga a Zona Portuária à área central de negócios da cidade, de forma rápida, segura e eficiente.

 

Foto: Arthur Moura

Foto: Arthur Moura

 

O primeiro trecho que entrou em operação vai do Armazém 6 até o Aeroporto Santos Dummont. A evolução da operação será feita gradualmente, sendo 1º de julho a data prevista para que o sistema funcione por completo. Serão 28 quilômetros transportando cerca de 300 mil pessoas durante 24 horas por dia, sete dias por semana, e integrando ônibus, barcas, metrô, trem, teleférico, aeroporto e BRT Transbrasil (em 2017).

 

Nesse primeiro momento, foi montado um esquema especial voltado para a segurança da população. “Isso envolve uma mudança de costume. É necessário atenção e, para garantir a segurança das pessoas, o VLT trafegará com batedores para alertar a população sobre sua passagem, neste começo”, reforça Rafael Picciani, secretário executivo de Coordenação de Governo.

 

Há dois meses, a Prefeitura do Rio, junto com a Concessionária do VLT, está promovendo campanha educativa para orientar as pessoas sobre o novo modal. O trem é silencioso, mas os condutores, que passaram por mais de 2000 horas de treinamento, inclusive com qualificação na França, estão preparados para emitir, durante o percurso, avisos sonoros parecidos com os dos bondes antigos, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo.

 

Lélis Teixeira, presidente da Fetranspor | Foto: Arthur Moura

Lélis Teixeira, presidente da Fetranspor | Foto: Arthur Moura

 

Para o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, além de ser um dos mais modernos sistemas de transporte integrando áreas importantes da cidade, o VLT Carioca tem outro papel relevante: “É um marco na iniciativa privada que está participando do desenvolvimento da mobilidade da nossa cidade. E acredito que isso também possa servir como referência para outras cidades”.

 

O prefeito Eduardo Paes aproveitou a data para inaugurar também o Boulevard da Avenida Rio Branco, espaço de lazer que deu nova configuração ao Centro. “O VLT Carioca não fazia parte do projeto no lançamento da nossa candidatura para a Olimpíada 2016, mas foi um ganho aproveitar o momento e trazer melhorias para a cidade. Foram 17 projetos apresentados e serão entregues 27, no total”, diz o prefeito.