Redes sociais
©Copyright Fetranspor 2019 | Todos os direitos reservados.
VLT Carioca entra em operação no Centro do Rio
Mais um importante passo em favor da mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro foi dado no domingo, 5 de junho, com a inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT Carioca, um novo sistema de transporte que liga a Zona Portuária à área central de negócios da cidade, de forma rápida, segura e eficiente.
O primeiro trecho que entrou em operação vai do Armazém 6 até o Aeroporto Santos Dummont. A evolução da operação será feita gradualmente, sendo 1º de julho a data prevista para que o sistema funcione por completo. Serão 28 quilômetros transportando cerca de 300 mil pessoas durante 24 horas por dia, sete dias por semana, e integrando ônibus, barcas, metrô, trem, teleférico, aeroporto e BRT Transbrasil (em 2017).
Nesse primeiro momento, foi montado um esquema especial voltado para a segurança da população. “Isso envolve uma mudança de costume. É necessário atenção e, para garantir a segurança das pessoas, o VLT trafegará com batedores para alertar a população sobre sua passagem, neste começo”, reforça Rafael Picciani, secretário executivo de Coordenação de Governo.
Há dois meses, a Prefeitura do Rio, junto com a Concessionária do VLT, está promovendo campanha educativa para orientar as pessoas sobre o novo modal. O trem é silencioso, mas os condutores, que passaram por mais de 2000 horas de treinamento, inclusive com qualificação na França, estão preparados para emitir, durante o percurso, avisos sonoros parecidos com os dos bondes antigos, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo.
Para o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, além de ser um dos mais modernos sistemas de transporte integrando áreas importantes da cidade, o VLT Carioca tem outro papel relevante: “É um marco na iniciativa privada que está participando do desenvolvimento da mobilidade da nossa cidade. E acredito que isso também possa servir como referência para outras cidades”.
O prefeito Eduardo Paes aproveitou a data para inaugurar também o Boulevard da Avenida Rio Branco, espaço de lazer que deu nova configuração ao Centro. “O VLT Carioca não fazia parte do projeto no lançamento da nossa candidatura para a Olimpíada 2016, mas foi um ganho aproveitar o momento e trazer melhorias para a cidade. Foram 17 projetos apresentados e serão entregues 27, no total”, diz o prefeito.