Notícias

23/08/2018

Volta Redonda opera primeiro ônibus elétrico público do Brasil

Já está circulando, desde o dia 18 de julho, na cidade de Volta Redonda, na região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro, o primeiro ônibus 100% elétrico, com chassi BYD, montado em Campinas, interior de São Paulo, e com carroceria nacional Caio Millennium, feita em Botucatu, também no interior.

 

O veículo atende o projeto “Tarifa Comercial Zero”, que prevê ainda outros dois ônibus elétricos para integrar gratuitamente os quatro centros comerciais da cidade (Vila Santa Cecilia, Centro, Aterrado e Retiro). O ônibus é o primeiro adquirido por um governo municipal no Brasil e circula de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado até as 14h. “O projeto tem o objetivo de aquecer a economia, levando os consumidores aos principais centros comerciais da cidade, sem interferir nas linhas convencionais. Além disso, o veículo não provoca poluição sonora e nem atmosférica. Com tudo isto, vamos melhorar a mobilidade de Volta Redonda”, enfatizou o prefeito Samuca Silva.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Segundo a sub-secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thaís de Oliveira Ferreira, os outros dois veículos devem ser adquiridos até o final do ano e estão dependendo de financiamento. Quando todos estiverem em operação, o intervalo entre as viagens será de 20 minutos. O ônibus, que entrou em teste na cidade em julho do ano passado, além de silencioso e não poluente, tem capacidade para 35 passageiros, é equipado com ar-condicionado, wi-fi e pontos de USB para carregar celular, e possui total acessibilidade.