Notícias

28/10/2015

O uso de sistemas inteligentes de transportes em debate

Remodelação da mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro pode ser considerada um dos elementos chaves para que a capital seja reconhecida em breve como uma cidade inteligente. O desenvolvimento tecnológico aliado a reestruturação da infraestrutura foi o destaque do primeiro dia do 6° Seminário Sistemas Inteligentes de Transportes, realizado no dia 28 de outubro, no Hotel Mirador, em Copacabana.

 

Os secretários de Estado e do Município de Transportes, Carlos Roberto Osório e Rafael Picciani, apresentaram os investimentos e ações em curso e outros que estão previstos para serem realizados nos próximos anos, tanto na capital quanto na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Picciani deu ênfase aos investimentos feitos nos corredores BRT, como TransBrasil e TransOlímpica, a linha 4 do Metrô, além da racionalização das linhas de ônibus de modo a proporcionar viagens mais rápidas aos passageiros do sistema convencional. Além disso, falou sobre a implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como meio de modernização dos deslocamentos na Região Central da cidade.

 

Foto: Jorge dos Santos

Secretário Carlos Osório faz apresentação em Seminário | Foto: Jorge dos Santos

 

Já Carlos Osório apresentou as prioridades ações do governo do Estado como prover sistemas de transporte de massa para a Região Leste Fluminense, com a possibilidade de construção da linha três do Metrô e também do BRT ao longo da RJ 104, ambos ligando as cidades de Niterói e São Gonçalo.

 

Na seqüência, Leonardo da Cruz, representante da Fundação Von Braun, mostrou as diretrizes do projeto Brasil ID, que vem promovendo testes da tecnologia RFID como forma de diminuição de custos de logística para os transportadores do País. Da mesma forma, Geraldo de Souza, líder do Conselho de Política Fazendária do Governo Federal apresentou alguns resultados na diminuição de custos no transporte de cargas graças a adoção desta tecnologia em empresas localizadas na Região Nordeste do Brasil.