Meio Ambiente – Programa Ambiental

Iniciado em 1997 com um projeto de eficiência energética, o Programa Ambiental Fetranspor (PAF) possui diversas linhas de ação, incluindo a gestão ambiental empresarial e a educação ambiental do setor. No PAF, os projetos sustentáveis são desenvolvidos em parceria com distribuidoras, montadoras, instituições de pesquisa/ensino, governo, órgãos ambientais, entre outros, com o objetivo de identificar, viabilizar e promover a utilização de combustíveis e tecnologias alternativas no setor de transporte coletivo por ônibus, bem como assegurar o atendimento das metas e determinações ambientais aplicadas ao setor, em especial no que tange ao controle de emissões e ao uso eficiente da energia.

Programa Ambiental da Fetranspor 2015

 

Convênio Selo Verde

O Convênio Selo Verde realiza as medições de controle das emissões de gases poluentes visando ao atendimento à legislação ambiental estadual, segundo a Resolução Conema 58, que aprova a NOP-Inea 14 – Procon Fumaça Preta. O serviço abrange a entrega quadrimestral de laudos e o acesso a um banco de dados que permite a consulta ao histórico de medições da frota. O Convênio é formado pelas parcerias entre a Fetranspor, o Inea – Instituto Estadual do Ambiente e o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, da CNT e Sest/Senat.

O convênio Selo Verde vem contribuindo significativamente para o crescimento da eficiência energética do setor. Os resultados apresentados, desde sua implantação em 1997, por meio do antigo ‘Programa EconomizAR’, permitem inferir uma redução de aproximadamente 2,55 milhões de toneladas de CO2 e mais de 50 mil toneladas de material particulado, que deixaram de ser emitidos na atmosfera, junto a uma economia de quase 900 milhões de litros de diesel não queimados.

 

Foto: Mirian Fichtner

 

Despoluir – Programa Ambiental do Transporte

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte foi desenvolvido pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e foi implementado pela Fetranspor em fevereiro de 2008. Nesses mais de dez anos de atuação, uma das ações de maior destaque é a avaliação veicular ambiental, com o propósito de melhorar a qualidade do ar, diminuir os impactos na saúde pública, e estimular o uso racional dos combustíveis de origens fósseis. Juntos com o Despoluir, os transportadores contribuem com um setor mais sustentável e assumem seu papel na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado.

Foto: Fetranspor

Foto: Fetranspor