A Fetranspor – Sobre a Fetranspor

Mobilidade com Qualidade

A Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – congrega 10 sindicatos de empresas de ônibus responsáveis por transporte urbano, interurbano e de turismo e fretamento. Esses sindicatos, por sua vez, reúnem cerca de 200 empresas de transporte por ônibus, que respondem por 80% do transporte público regular no estado do Rio de Janeiro.

O sistema rodoviário de transporte coletivo de passageiros neste Estado tem frota de aproximadamente 22 mil ônibus, com idade média de 6,98 anos, transportando estimativamente 7,46 milhões de passageiros/dia, – 6,01 milhões pagantes e 1,45 milhão de passageiros gratuitos com acesso livre (idosos, estudantes, portadores de deficiência) – em 2.745 linhas, entre o transporte municipal e o intermunicipal.

Adotando o lema “Mobilidade com Qualidade”, a Fetranspor vem incentivando sindicatos e empresas do sistema ao aprimoramento contínuo dos serviços, através da valorização dos profissionais do setor, com investimentos na área de recursos humanos e implantação de programas de gestão voltados para a qualidade total.

Diretrizes

  • Oferecer produtos e serviços de interesse geral para o sistema;
  • Fazer do transporte coletivo, a melhor opção em mobilidade da população;
  • Fazer da pesquisa e desenvolvimento a principal ponte para o futuro;
  • Contribuir para a adoção de elevados padrões de gestão nas Empresas associadas;
  • Propor e participar das principais iniciativas governamentais de interesse do setor;
  • Prover processos permanentes de educação contínua dos colaboradores do setor, tornando-os reconhecidos e respeitados;
  • Priorizar os projetos de produtos e serviços de maior economia de escala para o setor.

Princípios

Missão

Promover o desenvolvimento dos transportadores de passageiros em todos os níveis, objetivando a sustentabilidade, maximizando o retorno dos investimentos das empresas de ônibus.

Visão

Ser referência como organização responsável pelo fortalecimento do sistema de transporte de passageiros por ônibus.

 

Canal Voz Ativa

Canal administrado por empresa contratada, especializada e independente, permitindo que as denúncias sejam encaminhadas:

O Voz Ativa assegura aos seus usuários: (a) a confidencialidade e o anonimato, com ferramentas que permitam acompanhar o andamento de sua manifestação; (b) que não será permitido nenhum tipo de retaliação ao denunciante de boa fé em virtude de sua manifestação; (c) que as informações serão tratadas com seriedade, imparcialidade e profissionalismo na averiguação.

O Sistema Federação incentiva o registro, por meio do canal de denúncia, de qualquer situação que possa indicar violação, desvio, irregularidade, assédio, potencial transgressão dos valores organizacionais, atos ilícitos tais como os de corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e/ou descumprimento de leis e normativos internos.